MWC 2016: O LG G5 é de montar!

Imagem do autor Jackson Bagatoli
Jackson Bagatoli
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
23/02/2016 3.060 visualizações comentarios

Finalmente pode ter chegado o momento no qual a LG bate de frente com a Samsung em seu mais novo top de linha, o LG G5 apresentado na Mobile World Congress 2016 . Pois até então vinha apenas chegando perto, mas nunca avançando de verdade rumo ao seu lugar ao sol de extrema evolução e inovação.

Mais do que apenas um smartphone bonitinho e com boa espessura, é um forte concorrente com uma diferença nunca antes vista em um smartphone em mercado aberto: módulos.

Design que impressiona

Nesta versão, o LG G5 se afasta bastante das versões anteriores que contavam com plástico e com couro em algums produtos, como no G4. É a primeira vez que o top de linha da LG vem com uma carcaça unibody de metal, fazendo com que ele siga o exemplo da Samsung, por exemplo, ou até de fabricantes menos conceituadas no mercado como ZTE e Gionee.

Ele não traz mais uma das características bem conhecidas da LG, sua tela levemente curvada. Talvez até mesmo para melhor harmonizar com a nova possibilidade de trocar os módulos da parte inferior. Realmente ficaria um pouco estranho em um aparelho curvado.

A parte removível é e vai continuar sendo por um bom tempo a maior inovação em tops de linha, bem como o grande assunto quando se fala de smartphones. Ao apertar um pequeno botão na parte lateral do aparelho, a parte inferior logo abaixo da tela se destaca completamente. É esta partezinha que pode ser trocada por diferentes módulos, os quais são carinhosamente chamados de Friends.

Design Novo LG G5

Tela impressionante (e sempre ligada?)

O LG G5 traz uma tela de 5.3 polegadas, um pouco menor do que o G4, o que muitos elogiaram. Pois agora é finalmente possível tocar em quase todos os pontos da tela com uma mão só. Conta com a resolução que se esperaria de um super smartphone como este: 2560 x 1440 pixels, com uma densidade de 554 pixels por polegada (ppi).

A tecnologia escolhida para estar na tela do aparelho é a IPS LCD, pois segundo a LG, esta tecnologia não seria impactada pela presença da tela Always On, o que não é o caso da AMOLED que teria efeitos de sobrecarregamento.

A LG completamente redesenhou seu display para que ele oferecesse esta característica de parcialmente ligado ou desligado. E é possível fazer tal façanha sem a utilização do processador de aplicações, o que obviamente é excelente já que não consome energia desnecessária. Esta telinha sempre ligada deve consumir apenas 0.8 por cento da bateria por hora.

Tela Acesa Smartphone LG G5

Câmeras (as 3)

Mais uma mudança de paradigma vem com as câmeras do novíssimo LG G5, pois são dois sensores diferentes na parte traseira do aparelho. Um sensor de 16 megapixels e outro de 8 megapixels. Mantém a poderosa focagem por laser, mas oferece uma quantidade de novas funções com a junção destas duas câmeras quase independentes.

A câmera de 16 megapixels vai funcionar como uma câmera comum, tirando fotos de alta resolução como você esperaria. Já a segunda tem lente grande angular para tirar fotos com até 135 graus.

O que a LG quer ao implementar ambas as câmeras é justamente permitir que muito mais seja visto em uma única foto sem que para isto seja necessário ativar a função panorama que nem sempre é satisfatória.

Outra possibilidade interessante é gravar vídeos e ao mesmo tempo ter a outra câmera registrando tudo em fotos bem focadas e individualizadas.

Câmeras Smartphone LG G5

Desempenho (é… impecável)

Não poderia faltar o processador mais potente do mercado, o Qualcomm Snapdragon 820 com quatro núcleos, dando-lhe assim a medalha de Quad-Core com 4GB de RAM. Tem 32GB de armazenamento interno, bem como expansão por slot para cartão de memória.

A bateria do LG G5 tem capacidade de 2.800mAh que não é a mais top do mercado, mas já que possui a possibilidade de alterar os módulos que vem nele, você tem a opção de trocar facilmente a bateria existente por outra carregada ou até quem sabe com maior autonomia.

Não foi colocado no aparelho o tão aclamado carregamento Wireless, mas como já discutido no blog da Cissa, será que o carregamento wireless é realmente uma necessidade ou somente uma comodidade depois do advento dos carregamentos rápidos, que o LG G5 traz na versão Quick Charge 3.0 e USB Type-C.

Não poderia faltar e veio a calhar: leitor de impressões digitais na parte traseira. Bem discreto e localizado logo abaixo das câmeras, é de extrema importância para maior agilidade ao desbloquear o aparelho.

Processamento Smartphone LG G5

Os amiguinhos: LG Friends

Apelidados de “amigos”, os módulos que fazem deste smartphone um aparelho tão especial são encaixados na parte removível inferior do mesmo. É realmente impressionante como as habilidades do G5 podem ser aumentadas ou simplesmente modificadas com tanta rapidez e facilidade.

Dentre os componentes que se encontrarão disponíveis no mercado para acoplagem estão o LG Cam Pro que faz com que você tenha uma experiência de câmera muito mais inspiradora e profissional, pois adiciona uma parte para tirar fotos com mais facilidade e estabilidade, bem como aumenta a autonomia da bateria para 4.000 mAh.

Outro acessório interessante, desta vez para quem curte música em alto e bom som é o LG Hi-Fi Pro, desenvolvido em parceria com a B&O Play, e oferece DAC de 32 bits.

Sem mencionar os acessórios externos: a câmera LG 360 Cam com duas câmeras de 13MP em seu interior, se comunica diretamente com o LG G5 e captura tanto vídeo quanto fotos; também há o headset VR de realidade virtual que pode ser conectado ao smartphone por meio de USB e oferece imagens de 960 x 720 pixels em cada olho.

LG G5 Friends

Comentários