Vem de zap! Conheça os novos recursos do Whatsapp (2018)

Imagem do autor Kelen Vargas
Kelen Vargas
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
19/10/2017 2.534 visualizações comentarios

Atualizações Whatsapp 2018 (2º Semestre)

Em nossa última atualização dos recursos do aplicativo Whatsapp, já havíamos citado o fato de o administrador do grupo receber mais poder para controlar o chat. E novamente, seguindo a linha de proporcionar maior controle àqueles que são responsáveis em conduzir a organização nos grupos, que o aplicativo passou por aperfeiçoamentos neste quesito.

Blog Smartphones Apple

A atualização foi divulgada na última quinta-feira (dia 28/06/2018) e, segundo o Whatsapp, com esta novidade será possível que somente os administradores possam enviar mensagens no grupo por ele criado.

A mais nova opção pode ser configurada pelo administrador a qualquer momento, só ele terá acesso às modificações, de modo, que possa ainda, escolher quem pode ou não falar no grupo, seja mensagens escritas, áudios ou imagens.

Quanto ao definir quem pode enviar mensagens no grupo, será possível alternar entre os modelos onde todos conversam, para outro onde só moderadores possam fazer uso da função (estes “moderadores” são escolhidos, é claro, pelo criador do grupo no chat) ou ainda, configurar para que somente o administrador em questão poderá enviar mensagens no grupo. Conforme as mudanças são realizadas, todos os integrantes são notificados, e para aqueles que não tem “permissão” para enviar mensagem, o Whatsapp esconde a barra que é utilizada para esta finalidade.

Veja também: Os 24 smartphones com as melhores câmeras de 2018

O mais novo recurso está atualmente disponível para sistema iOS e na versão beta para Android, mas é provável que chegue no decorrer dos próximos dias para a versão estável do Android e também para o sistema Windows Phone.

Este recente update pode chamar a atenção mesmo daqueles que fazem uso habitual e de modo mais comum do aplicativo, mas na verdade não faz sentido que seja usado em grupos de amigos e família. Na verdade, este diferencial foi acrescentado à ferramenta tendo foco em disseminar comunicados. Um exemplo seria criar grupo de determinada organização, para que todos tenham acesso a comunicados, anúncios e informações direcionadas aos colaboradores envolvidos.

Mas é óbvio que este recurso pode e com certeza vai ganhar diferentes formas de usabilidade. E o que importa mesmo é que os desenvolvedores do aplicativo estão sempre de olho em mudanças que possam otimizar a produtividade do tão famigerado Whatsapp e cada usuário tem a liberdade de aplicá-la em seu dia a dia da maneira que melhor lhe favoreça.

Sabemos que o Whatsapp é um aplicativo super fácil de usar, com layout e interface bem intuitivos. E para começar a utilizar o novo recurso também é super simples, basta ir até página de configurações do grupo, selecionar a opção de ajustes e em seguida clicar em enviar mensagens, por fim, fazer a seleção do modelo de conversa desejada.

A seguir, seguem exemplos em imagens para ilustrar como funciona a ferramenta de controle do administrador em grupos. Informações - em inglês - do site WABetaInfo

Whatsapp

Notificação

Até o momento em que realizamos a publicação, esta é a mais recente atualização do App, mas fica de olho aqui no Blog da Cissa, porque estamos sempre trazendo novas informações sobre as novidades do Whatsapp e de muitos outros aplicativos e produtos, diversos temas e tópicos, enfim, tudo sobre as maiores curiosidades e atualizações no mundo da tecnologia.

Veja também: Os 15 Smartphones Apple mais Vendidos de 2018

Atualizações Whatsapp 2018 (1º Semestre)

Nesta última terça (15/05/2018) o Whatsapp divulgou algumas novidades interessantes, sobre os grupos que são criados dentro do aplicativo. Segundo as palavras dos próprios desenvolvedores, a experiência é aprimorar a experiência dentro do app e dá mais poder a quem administra esses grupos.

Blog Smartphones Whatsapp

As atualizações mais recentes são bem interessante, afinal elas garantem mais organização aos grupos e também faz com que os administradores e criadores tenham mais autonomia para criar e organizar o que acontece no chat.

Essas são algumas das palavras dadas pela empresa em um comunicado: “Os grupos de Whatsapp são uma parte importante para a experiência dos usuários, seja com membros da família se conectando ao redor do mundo ou amigos de infância mantendo contato ao longo dos anos”.

E ainda complementa: “Há também pessoas que se unem através dos grupos de WhatsApp quando possuem objetivos em comum, como por exemplo, pais de primeira viagem à procura de dicas, estudantes que organizam grupos de estudo e até mesmo líderes de comunidade que acabaram de sofrer com algum desastre natural, para assim coordenar estratégias e trazer ajuda de forma muito mais eficiente e rápida para essa comunidades”.

Veja também: Melhores Smartphones Android do ano!

Pensando nessas estratégias, os desenvolvedores do aplicativos de chat pensaram em desenvolver mais funcionalidades para melhorar a experiência nos grupos de chat.

Conheça agora quais são as principais atualizações recebidas pelo Whatsapp:

Descrição do grupo: será possível fazer um breve resumo encontrado nos grupos e que será ótimo para mostrar alguns pontos importantes sobre as conversas que rolam nessa sala de chat. Na descrição será possível informar o propósito, as diretrizes ou os tópicos que são discutidos no grupo e assim que uma nova pessoa entrar no grupo, a descrição já entrará no topo do chat.

Busca por participante: extremamente funcional para conhecer as pessoas que participam em um determinado grupo de conversa. Será possível encontrar alguém específico ao pesquisar participantes na página especial de informações do grupo.

Atualizações Whatsapp

Controles do administrador: agora os administradores ganham muito mais poder dentro do grupo. nas configurações, agora há uma opção permitindo que os administradores restrinjam quem pode alterar o assunto, a imagem e também a descrição do grupo.

  • Descrição do grupo: será possível fazer um breve resumo encontrado nos grupos e que será ótimo para mostrar alguns pontos importantes sobre as conversas que rolam nessa sala de chat. Na descrição será possível informar o propósito, as diretrizes ou os tópicos que são discutidos no grupo e assim que uma nova pessoa entrar  no grupo, a descrição já entrará no topo do chat.

  • Busca por participante: extremamente funcional para conhecer as pessoas que participam em um determinado grupo de conversa. Será possível encontrar alguém específico ao pesquisar participantes na página especial de informações do grupo.

  • Controles do administrador: agora os administradores ganham muito mais poder dentro do grupo. nas configurações, agora há uma opção permitindo que os administradores restrinjam quem pode alterar o assunto, a imagem e também a descrição do grupo.

  • Atualização da conversa: com a novidades que chegam ao Whatsapp, será possível se atualizar rapidamente da conversa do grupo, caso alguém tenha mencionado o seu nome. Apenas será preciso clicar no botão “@” e acompanhar rapidamente as conversas que tenham mencionado você. Essa é uma ótima funcionalidade para as pessoas que ficam muito tempo ausente do grupo.

  • Restrições: as novas atualizações do Whatsapp adicionaram muito mais poderes e permissões aos administradores. Agora será possível remover as permissões de administradores de outros participantes e agora, os criadores do grupo não poderão ser mais removidos.

  • Bloqueios: todos os usuários que saírem dos grupos não poderão mais ser adicionados de forma imediata. E quanto maior for o número de saídas, mais tempo irá demorar para que essa mesma pessoa seja adicionada novamente.

E aí, curtiu as principais atualizações que o Whatsapp sofrerá daqui para frente? Como é a utilização do aplicativo no seu dia a dia? Comente ou continue olhando abaixo as atualizações anteriores. do whatsapp.
 

Atualizações Whatsapp 2017

Todos os anos o nosso app mensageiro preferido, Whatsapp, lança novos recursos e facilidades para os seus usuários. Além dos rumores mais recentes sobre a possibilidade de apagar mensagens e enviar GIFs, o zaps contará em breve com mais alguns recursos:

  • Realizar chamadas de voz em grupo;
  • Utilização empresarial (Whatsapp Business);
  • Compartilhamento de localização em tempo real;

As três novidades tem como função oferecer um uso coletivo mais intenso ao aplicativo, permitindo que os empresários tenham uma comunicação mais viável e barata, ao mesmo tempo em que todos possam aproveitar conferências e serviços de localização mais precisos, tudo em um único lugar.

Novidades Whatsapp

A ideia do Whatsapp é trazer para a plataforma opções de todos os tipos, para que seus usuários tenham tudo que precisam em apenas um aplicativo. O funcionamento dos novos recursos será da seguinte maneira:

  • Chamadas de voz em grupo: Esta função será um passo importante para o aplicativo, otimizando funções para concorrer diretamente com o Skype.
    A chamada de voz em grupo possibilita teleconferências e conversas com mais de dois usuários simultênos, focando em uma comunicação intuitiva e também mais barata.
  • Uso empresarial (Whatsapp Business): A versão para empresas poderá ser cadastrada com o telefone fixo e terá como principal objetivo facilitar a comunicação rápida entre as empresas e seus clientes.
    Aqui no Brasil o novo recurso ainda está em versão de testes, através do Itaú.
    Futuramente o serviço deve ser cobrado, pois é algo que foge ao uso convencional e pode render um lucrativo modo de comunicação e marketing para empresas.
  • Compartilhamento de localização: Já utilizada em muitos apps (principalmente aplicativos de relacionamento) este recurso será de grande ajuda para localizar e rastrear pessoas em qualquer lugar.
    Você poderá compartilhar ou receber de seus amigos sua localização em tempo real, mostrando o trajeto completo. Funciona de forma bem simples, basta abrir a conversa (individual ou em grupo), ir até "localização" → "anexar" e optar pelo recurso “compartilhar localização atual”.
    A nova função permitirá que o usuário escolha o tempo de duração para o compartilhamento da localização atual.

Caso você queira usar o recurso nos grupos (e várias pessoas enviarem a localização ao mesmo tempo), todos os trajetos aparecerão juntos e no mesmo mapa do app, informando onde cada um está.

Atualização Whatsapp

A principal vantagem desta atualização está relacionada diretamente com economia, fornecendo uma opção barata e acessível para alguns serviços atuais semelhantes e pagos.

Economia de bateria e melhor desempenho para localizadores também são pontos que devem colaborar muito para a utilização do app.

Os novos recursos do whatsapp devem chegar em breve, com atualizações automáticas do app, compatível com os sistemas operacionais Android e iOS.

Recursos já disponíveis no whatsapp que talvez você não saiba!

Para aqueles que não utilizam o Whatsapp com tanta frequência, não devem estar familiarizados com muitas das novidades já lançadas para o aplicativo. Por este motivo, além das 3 novas atualizações, listamos abaixo alguns dos principais recursos do app:

  • Enviar GIFs pelo Whatsapp: Basta salvar um GIF na sua galeria e enviar pelo Whatsapp, como qualquer mídia. Entre na conversa, selecione o "clipe de anexo" → "galeria" e econtre o GIF salvo e envie para chat individual ou grupos.

  • Silenciar conversas: Você pode silenciar qualquer conversa no whatsapp, seja para grupos ou chats individuais. Esta opção continua mostrando a notificação da mensagem, mas evita os alertas sonoros e notificações em tela. Em geral você saberá que o contato ou grupo está ali, enviando mensagens, mas não será importunado cada vez que receber algo.

  • Acessar grupo por QR Code ou Link: Para chamar qualquer contato para um grupo você não precisará mais buscar um por um, basta enviar um link de compartilhamento. Só pode ser feito pelo administrador do grupo. Clique no nome ou imagem do grupo (para acessar os detalhes) → selecione o ícone de usuário do canto superior direito "👤" → “convidar para o grupo via link”. Lembrando que todos que recebem o link (mesmo enviados de outros usuários, que não o adm) poderão fazer parte do grupo. O QR Code funciona da mesma forma, só que em vez do link você utilizará um QR Code do grupo.

  • Whatsapp Stories (Status): Semelhante ao Snapchat e também ao instagram, o Whatsapp agora permite a criação de stories temporárias (com 24 de duração). Basta ir na aba “status” → selecionar o ícone da "câmera" ou do "lápis" e criar uma storie.

  • Chamadas telefônicas ou de vídeo: Selecione o contato como se fosse iniciar qualquer conversa. Na barra superior escolha entre o “telefone”, para chamadas de áudio ou o símbolo da “câmera”, para chamadas de vídeo. Você também pode acessar o histórico de ligações na aba “chamadas” ao lado de “status”

  • Digitar em negrito, itálico ou riscado: Basta colocar (*) entre a palavra ou frase para *negrito*; (_) para _itálico_ e (~) para fazer uma palavra ou frase ~ ̶r̶i̶s̶c̶a̶d̶a̶ ~. Para unir as funções, basta adicionar os dois elementos *_itálico + negrito_*

  • Trocar fonte: funciona da mesma forma que o negrito, itálico e riscado, basta colocar 3 (```) acentos graves (o que você usa para crase) no início e fim de cada palavra ou frase. ```fonte diferente```

  • Desabilitar visualizador de mensagens: Vá em “configurações” → “conta” → “privacidade” e desabilite a confirmação de leitura, dessa forma o contato não saberá se você leu a mensagem (mas você também não poderá ver se suas mensagens foram lidas). Funciona igualmente para os dois usuários!

  • Mudar o número sem perder contatos ou grupos: Basta acessar “configurações” → ”conta” → ”mudar número” .

  • Responder direto à alguém em grupo: Selecione o que o contato em específico falou → pressione a "seta virada para a esquerda" (na barra superior do app), você já verá a mensagem deste contato com um espaço abaixo para responder.

  • Acesso na web: Entre no Whatsapp versão Web e utilize o QR Code disponibilizado em tela. Entre no whats pelo smartphone → acesse os "3 pontinhos" na barra superior → pressione a opção “Whatsapp Web” → mire a câmera no QR Code na tela do PC e pronto! Todas as suas mensagens, grupos e contatos aparecerão na versão Web.

  • Enviar mensagens para vários contatos (sem precisar de grupos): Utilize os mesmos "3 pontinhos" (que você acessou para a versão Web) → escolha a opção “Nova transmissão” → selecione na lista de contatos, os usuários que você queira enviar a mensagem.

  • Esconder mensagens/conversas: Selecione o contato ou grupo com a conversa que deseja esconder (toque e segure para selecionar) → pressione o símbolo de arquivamento "📥" na barra superior. Pronto! A conversa será escondida. Caso queira desarquivar, basta descer até o fim de todas as conversas, clicar em “conversas arquivadas” → selecionar a conversa → clicar na mesma opção anterior "📤".


Veja também: Os Smartphones mais Vendidos do ano!

Além destes, você conta também com os recursos comuns, disponíveis desde os primórdios do aplicativos como, enviar áudios pelo whatsapp, imagens, mais de uma imagem simultânea, pequenos vídeos (mídias da galeria ou reproduzida em tempo real), alternar nome dos contatos e muito mais.

Apagar Mensagens Whatssapp


Uma grande funcionalidade, que foi muito esperada e já está disponível para ser utilizada é a possibilidade de apagar mensagens já enviadas. 

O app cancela o envio da mensagem deixando apenas um informativo de que foi apagada (aparece para você e para o contato destinado também). Ou seja, o contato não verá a mensagem, mas saberá que você enviou e posteriormente apagou.

Blog Smartphones Samsung

Comentários