NVIDIA anuncia "GeForce definitiva" 1080Ti com 11GB de memória

Imagem do autor Vinicius Censi
Vinicius Censi
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
03/03/2017 1.569 visualizações comentarios

Para você que adora estar por cima dos principais lançamentos do cenário tecnológico, chegou a hora de conhecer a nova GPU da NVIDIA que está dando o que falar!

Toda euforia em torno desta novidade não é mero acaso. Anunciada no dia 27 de fevereiro pelo CEO Jen-Hsun Huang, a denominada “GeForce definitiva” chega ao mercado com 11GB de memória e um preço bem chamativo — ao menos por lá — de US$ 699.

Nova GTX 1080Ti NVidia

Seu conjunto de especificações imponentes fazem dela o sonho de consumo de qualquer gamer e entusiasta. Mas esse aumento na performance não é somente uma mera e insignificante demonstração de poder, mas sim verdadeiros passos em direção do que a empresa já enxerga como realidade.

Especificações e breve comparativo

Veja a seguir suas características e um breve comparativo entre as principais concorrentes da categoria.

Especificações Comparação GTX 1080Ti

Como se pode observar, A GTX 1080 Ti é muito parecida com a TITAN X, que até então era a GPU mais potente da família Pascal, a qual foi lançada em agosto do ano passado. Baseada no chip GP102 de transistores 12B, a nova GTX 1080 Ti apresenta 3.584 núcleos CUDA Cores, com Boost Clock de 1.60 GHz. Isso lhe dá a mesma contagem de processamento que a sua concorrente próxima, apresentando ligeira vantagem na velocidade de clock. Além disso, possui 28 SMs, 28 unidades de geometria e 224 unidades de textura.

Especificações GTX 1080Ti 11GB

Curiosamente, o sistema de memória da GTX 1080 Ti foi ajustado - a NVIDIA desabilitou um único controlador de memória de 32 bits para dar ao cartão o total de 352 bits de barramento com capacidade de 11GB de memória, resultando numa largura de banda muito maior. A Contagem de ROP também caiu para 88 unidades.

E por falar em 11, após a implementação do G5X na GTX 1080 Ti, o clock da memória será executado em 11Gbps, potência que só se tornou possível graças a uma revisão de chips da Micon e melhorias na equalização e distorção do sinal inverso.

Características GeForce GTC 1080Ti 1GB

O TDP do novo dispositivo é de 220 watts, caindo entre a Titan X e a GTX 1080. Essa é uma jogada bem interessante, considerando que o GP102 estava funcionando a 250 watts com a Titan. O cooler também teve suas aprimorações se comparado a GTX 1080, oferecendo velocidades mais baixas, assim como temperaturas.

Cooler GTX 1080Ti 11GB

As estimativas de desempenho da NVIDIA colocaram a GTX 1080 Ti cerca de 35% mais rápida que a GTX 1080 normal, sendo este o maior aumento que já vimos em um lançamento de uma emblemática “Ti”.

Já a demonstração de todo seu poder foi feita frente ao renomado game Paragon. Nele, os personagens foram apresentados com níveis impressionantes de detalhes com a GPU atuando a mais de 2 GHz e uma temperatura estabilizada em 66 graus.

Paragon GTX 1080Ti

Tudo isso se tornou possível graças ao reformulado dissipador, o qual ganhou novidades na estrutura através de uma câmera de vapor e teve sua área de fluxo de ar expandida em duas vezes. Essa notícia, com certeza, vai deixar a galera do overclock pra lá de entusiasmada!

Preço e data de lançamento no Brasil

GeForce GTX 1080Ti 11GB

Se tratando de preços, nenhuma informação chegou até as terras tupiniquins. Porém, em uma conversão direta, é possível chegar ao valor de R$2.100,00, que deve ser algo bem próximo do seu valor real. Portanto, prepare as economias pois as vendas estão marcadas para começar no dia 10 de março em todo o mundo.

Fonte(s): PC Perspective, TecMundo, GameSpot.

Comentários