O que é GPU de um smartphone?

Imagem do autor Maicon Paul
Maicon Paul
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
05/06/2015 20.775 visualizações comentarios

O avanço dos processadores gráficos sempre esteve atrelado à indústria de jogos, que dependia do avanço desse hardware para conquistar o público com novos lançamentos. Desde então, o desenvolvimento das GPU’s ficou evidente, ao mesmo tempo, que se tornou compacto e, hoje já está presente até nos smartphones mais básicos.

O papel da GPU em um smartphone é de transformar energia em informação. Ou seja, ela realiza cálculos e instruções que em frações de segundos viram imagens na tela de seu smartphone.

O que é GPU

O que é GPU?

GPU é a abreviação de Graphics Processing Unit (Unidade de Processamento Gráfico), muitas vezes também é enunciado como chip gráfico.

É considerado como a peça mais importante de uma placa de vídeo, pois seu desempenho influencia de maneira significativa a exibição de imagens, vídeos e qualidade gráfica de jogos nos smartphones.

Em alguns momentos dessa matéria falamos sobre placa de vídeo, então é importante entender qual sua importância – que é de ser uma “espécie” de processador exclusivo para renderização de gráficos através de imagens.

Geralmente, a GPU é desenvolvida em torno de uma placa de vídeo ou processador. Estes podem conter milhares de núcleos e unidades de processamentos desenvolvidas para otimizar o desempenho na tarefa de renderizar imagens com alto grau de qualidade gráfica.

Características de uma GPU

A principal característica da GPU é de suavizar o uso do processador (CPU) no momento de renderizar imagens. Atua com um grande volume de cálculos matemáticos e geométricos – essencial na geração de imagens 3D.

Na hora de gerar imagens, a GPU executa uma série de processos pré-estabelecidos para renderização, como a elaboração dos elementos geométricos, inserção de efeitos, aplicação de cores, etc. Depois de feito isso, tudo de forma muito rápida, ela envia estas informações à memória de vídeo que reproduz o resultado na tela de seu smartphone.

Esperamos que nosso conteúdo sobre a GPU tenha sido útil. GPUs já são componentes indispensáveis nos dispositivos gráficos atuais e é bem provável que esteja presente no aparelho onde você está lendo esta matéria.

Comentários