Por que a Cortana vai para o Android mês que vem?

Imagem do autor Jackson Bagatoli
Jackson Bagatoli
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
17/06/2015 697 visualizações comentarios

Muitos dizem que esta realmente é uma boa pergunta, sendo que a resposta ainda está um pouco embaçada. Mas uma coisa é certa, a Cortana chega aos usuários Android em julho. Era esperada já para o mês de junho mas sua release foi adiada por motivos desconhecidos.

Enquanto muitos sequer argumentam a vinda da Cortana para o Android, outros, um pouco mais céticos, veem a história por outro lado.

Por que a Cortana vai para o Android mês que vem?

Vamos primeiramente considerar que o Android já tem seu assistente super bem conceituado, o qual abordamos algumas vezes aqui no blog: o Google Now.

O assistente é realmente sensacional e se integra com uma gama enorme de aplicativos do Android, fazendo com que a experiência de usá-lo seja mais do que satisfatória.

Google Now que tem grande aceitação até mesmo no iOS, então ele não é fraco.

Windows Phone Cortana Android

Segundo o site TechRepublic, "a Microsoft está prestes a lançar sua próxima grande falha". A empresa dá três principais motivos para suas constatações.

  • Uma grande porcentagem de usuários de iOS usa OS X;
  • Uma grande parte de usuários mobile trabalha primariamente através de seus smartphones agora;
  • Nem todo mundo vai migrar para o Windows 10.

O motivo do lançamento é muito claro e, na verdade, a própria Microsoft deixa descrito em seu blog, dentro de um post que fala sobre a vinda da Cortana à sua plataforma de jogos Xbox One. No final do artigo ela diz que “não quer que todos amem apenas seus PCs com Windows 10, mas todos os dispositivos que eles tiverem, funcionando com seus PC com Windows 10”.

Deste modo, fica muito na cara que a Cortana para Android não será um sistema completo e preparado para as mais diversas interações com o sistema como acontece com o Google Now no Android e com a Siri no iOS, onde os sistemas são tão bem integrados que podem mudar e ajustar configurações por você e são acordados com seu chamado.

É como se usuários de Android tivessem que ter computadores com Windows 10 para que a aplicação valesse a pena. Mas, por enquanto, só podemos deduzir tais comportamentos. Pode ser que a Cortana agrade a todos devido à sua inteligência artificial e reconhecimento de fala natural avançados.

Comentários