Notebook, Chromebook, MacBook e Ultrabook: Qual a diferença?

Imagem do autor Kelen Vargas
Kelen Vargas
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
12/09/2018 4.471 visualizações comentarios

Novidades constantes são apresentadas em termos de tecnologia móvel, chegando ao mercado com especificações que buscam facilitar, otimizar e aprimorar o estilo de vida da sociedade atual. Hoje em dia, por exemplo, temos máquinas e computadores por todos os lados, que nos auxiliam nas mais diversas tarefas.

Visto isso, as marcas e fabricantes de tais tecnologias buscam sempre deixar seus produtos cada vez mais práticos, portáteis e ergonômicos. Prova disso, é a evolução constante dos computadores de mesa - PCs e Desktops - que abrem espaço ao mercado de computadores portáteis, os laptops - famigerados notebooks.

Blog Categoria Notebook

Cada vez mais repletos de recursos de ponta, os notebooks são máquinas poderosas, que já atingiram um novo patamar, onde mesmo com o sucesso dos smartphones - que de certa forma são computadores portáteis - ainda faz-se necessário, em muitas ocasiões, o uso de um notebook.

Neste ponto nos deparamos com os chamados Chromebook, MacBook e Ultrabook, similares, mas com suas particularidades. Se você chegou até aqui, muito provavelmente é porque deseja saber o que é um Chromebook? Para que serve um Ultrabook? Vale a pena comprar um MacBook? dentre outras variações. Bem, para essas dúvidas, nós da Cissa podemos te ajudar.

Chromebooks, MacBooks e Ultrabooks são notebooks, que tendem a serem mais leves, finos e por isso mais práticos. Isso é o que os assemelham, mas são algumas as características que os diferenciam, criados pelas Google (Chromebook), Apple (MacBook) e Intel (Ultrabook), estes modelos de notebooks disputam mercado na busca de levar mais comodidade e qualidade de vida aos consumidores.

Veja também:
→ Melhores Notebooks Custo x Benefício para Comprar
→ Dicas para Aumentar a Duração da Bateria no Notebook
→ Melhores Séries de Comédia da Netflix
Melhores Filmes de Terror para Assistir na Netflix

Abaixo você pode conferir qual a definição, especificações e principais características que fazem cada um desses modelos se destacarem no vasto mercado de notebooks. E descobrir qual o melhor se encaixa no que você procura, se é um Chromebook, MacBook ou Ultrabook. Confira!

Notebook, Chromebook, MacBook e Ultrabook: Qual a diferença?

NoteBook

Primeiramente, o bom e já famigerado Notebook. Uma máquina derivada dos nada práticos computadores de mesa; os notebooks foram precisamente desenvolvidos e aprimorados para oferecer mais mobilidade e praticidade na vida do usuário. Pois mesmo com os avançados smartphones a que temos acesso hoje em dia, para alguns fins ainda faz-se necessário um computador com teclado e mouse físicos. E para que a usabilidade continue aliada a comodidade, é que as marcas e fabricantes do ramo de tecnologias mobile aprimoram cada vez mais suas máquinas.

Basicamente, um laptop - popularizado notebook, é  projetado para ser transportado e utilizado com facilidade, diferente de um PC/Desktop que não oferece tal praticidade. Os notebooks são usados para inúmeras tarefas, principalmente as de acesso a internet, tais como fazer pesquisas, acessar páginas de notícias, navegar em redes sociais, jogar os mais atuais games, baixar e assistir filmes e séries, e ainda redigir arquivos, bem como armazenar fotos, vídeos, músicas e demais arquivos de sua preferência.

Notebook

Por esses motivos é que existem os mais diversos modelos dentre as mais variadas marcas; máquinas com diferentes configurações, tanto em hardware, como em software, a fim de atender aos mais diversos gostos e as diferentes necessidades dos consumidores. E é aí que entram o Chromebook, MacBook e Ultrabook; ambos compartilham de fatores que inclinam-se a ser máquinas potentes, mais leves e mais finas que as convencionais. Confira detalhes a seguir.

Chromebook

O Chromebook é um modelo de notebook desenvolvido pela Google, até o momento a empresa que lidera  a fabricação dessas máquinas é a renomada marca Samsung. O destaque deste modelo fica por conta de sua estrutura compacta e leve, bem como configurações simples; onde a principal diferença de um Chromebook em relação aos demais modelos de notebooks é seu sistema operacional, o Chrome OS - o sistema é como uma versão expandida do navegador Google Chrome e do Linux.

Chromebook

Sendo o sistema operacional o Chrome OS, seu método de funcionamento tem como base a nuvem, onde você pode acessar todos os seus arquivos de outro dispositivo com acesso a internet através do Drive, quando e onde quiser. Mesmo o Chromebook sendo criado baseando a usabilidade na web, é possível usar o equipamento e suas principais ferramentas mesmo quando não estiver conectado a uma rede de internet.

Os Chromebooks contam com entrada USB e drive óptico, assim é possível conectar outros dispositivos de armazenamento como pendrives e HDs externos, e se for o caso, é possível reproduzir CDs e DVDs. Em relação a bateria, conta com ótima autonomia, proporcionando em torno de 8 a 10 horas de uso longe da tomada, ótima opção para levar para faculdade, escola, ou ainda fazer streaming de filmes e séries, por exemplo.

Para comprar, é encontrado modelos deste notebook com telas que variam de 11 e 15 polegadas. No que diz respeito ao teclado, o trunfo está em ser mais leve e por isso favorecer a portabilidade, no mesmo ainda há algumas diferenças que são encontradas na configuração das teclas. Em relação aos notebooks com sistema windows por exemplo, vale citar algumas diferenças como:

  • Não existe a tecla Windows;
  • No lugar onde seria a tecla Caps Lock, no Chromebook encontramos um botão de lupa, que tem por objetivo levar a uma rápida pesquisa no Google;
  • Não  espere encontrar também as teclas F1, F2, F3…, nem os atalhos home, end, page up e page down;

Dentre mais algumas diferenças que estende-se a posição de letras, os demais elementos são como os tradicionais. O maior benefício é que o teclado é super ergonômico, com botões quase totalmente rente a superfície; oferece uma digitação confortável e precisa.

Chromebook

Se você já se fez perguntas do tipo: “Vale a pena comprar um Chromebook?” ou ainda “Um Chromebook é bom? “ Vale deixar claro que, depende de qual a finalidade pretende-se ao comprar o notebook. Por exemplo, se você busca por uma máquina leve e compacta, que possa estar sempre com você, sem ocupar muito espaço, nem fazer muito peso e ainda assim ser poderosa e ter performance de qualidade ao desempenhar multitarefas, então sim, o Chromebook é uma ótima opção de compra. Ah, o preço do Chromebook também é bem acessível - levando em consideração todos os benefícios proporcionados, este modelo sai por um ótimo custo x benefício.

MacBook

O MacBook é um notebook de alto padrão desenvolvido pela gigante marca Apple. Sinônimo de inovação em tecnologia tanto em hardware como em software, a Apple desenvolveu o MacBook, sendo um notebook ultrafino, tal como leve, sofisticado e repleto de recursos de ponta.

Macbook

Possuem um valor de compra um tanto quanto elevado em consideração aos notebooks tradicionais, mas é o modelo mais barato da linha Mac. Seu valor de compra faz jus a toda a qualidade a ele projetada; considerado atualmente o melhor notebook do mercado, o Macbook ostenta uma estrutura de 13,1 mm de espessura, 0,92 kg de peso, 12 polegadas em uma Tela Retina, e muita, mas muita beleza.

O MacBook é perfeito para levar para todos os cantos, com design levíssimo, finíssimo e ainda faz bonito por onde passa. Mas além de toda a mobilidade e praticidade, o MacBook ganha ainda muitos pontos com o seu incrível desempenho. Uma máquina super veloz, com performance extremamente fluida graças aos processadores Intel Core de sétima geração, junto a SSDs mais eficientes e Turbo Boost de até 3,6 GHz.

Macbook

Outro diferencial presente no MacBook é o seu sistema operacional, o macOS, que controla a máquina e otimiza sua usabilidade e funcionalidades, bem como eficácia em streaming de vídeos e aproveitamento intenso dos processadores gráficos. Administração e arquivamentos de dados de forma segura e prática; possui compatibilidade para realidade virtual e muito mais.

Ao desenvolver o MacBook, a Apple valorizou a estrutura da máquina por completo, no quesito bateria, por exemplo, o MacBook ostenta nada menos que 35% mais capacidade que a tecnologia padrão permitiria. Para aqueles que fazem uso de conteúdos audiovisuais, desde filmes e séries na Netflix a vídeos no youtube, seja para lazer ou trabalho, a tela deste modelo da Apple é espetacular. Mais um ponto que destaca a máquina, deixando o convencional de lado; segundo a própria fabricante, a resolução é de 2304 x 1440, com proporção de 16:10 e ângulo de visualização de 178°.

Macbook

A arquitetura do MacBook é inédita, as especificações nele presentes são perfeitas para você que tem o notebook como ferramenta de trabalho. A harmonização e poder do hardware e software espetaculares do MacBook de fato é difícil de serem batidas; basicamente, todas as tarefas que exigem mais da máquina, são muito bem desempenhadas pelo Macbook. Para quem trabalha com edição de vídeos e imagens, que requerem softwares pesados, por exemplo, o MacBook da Apple é a escolha certa.

Confira → Linha MacBook na Cissa Magazine

UltraBook

Tido por muitos como um sucessor de notebooks, netbooks e tablets, o Ultrabook é um notebook ultraleve e ultrafino, desenvolvido sob iniciativa da Intel para ser um concorrente ao badalado MacBook e demais dispositivos da linha Mac da Apple. Para melhor contextualizar, um Ultrabook é o nome dado aos Laptops que se encaixam em uma categoria de estrutura super fina e leve, favorecendo a portabilidade e a eficaz mobilidade; sendo ainda, máquinas com configurações agradáveis e especificações que conseguem se destacam em meio aos notebooks mais tradicionais.

Ultrabook

Ultrabook é um notebook elegante, portátil e com autonomia em bateria. Os processadores encontrados em modelos de Ultrabooks são todos da 2ª geração da linha Sandy Bridge da Intel, geralmente a memória RAM é menor que as dos notebooks concorrentes, dentre outros elementos de hardware, como placa de vídeo com memória compartilhada com a placa mãe.

Sendo assim, os Ultrabooks resultam em serem ótimos em desempenhar multitarefas que não exijam muito, como edição de documentos do Office, navegação na Web - dentre redes e mídias sociais - e até mesmo o Adobe Photoshop. Mas se você procura por uma máquina que apresente alto nível de desempenho em programas e jogos pesados, por exemplo, o Ultrabook pode não atender todas as suas expectativas.

Ultrabook

Mesmo não tendo o melhor hardware do mercado, a principal proposta dos Ultrabooks é cumprida, sendo aparelhos extremamente fáceis de carregar de um lugar para o outro e atender as tarefas do dia a dia com precisão. Ganha pontos por conseguir ficar “acordado” durante o dia todo, já que a bateria é otimizada para ter grande duração, aguentando em torno de 5 horas com uso contínuo, mas conta com configurações que podem o fazer permanecer com vida útil por até 10 horas. Atrelado a isso, se você gosta de máquinas estilosas, um ultrabook é uma ótima opção.

Comentários