O que é Processador Quad Core?

Imagem do autor Jackson Bagatoli
Jackson Bagatoli
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
15/06/2015 4.286 visualizações comentarios

Um termo que tem se popularizado no mercado de smartphones e também computadores em geral é Multi-Core, que é a presença de mais de um núcleo dentro do mesmo processador. A necessidade de mais de um núcleo se deu pela modernização dos sistemas envolvidos com os smartphones, dos sistemas operacionais principalmente.

Tudo aumentos nos dispositivos: tamanho de tela, memória interna, memória RAM, e naturalmente, processadores.

O que é um Processador Quad Core?

A maneira como os processadores Quad Core funcionam é relativamente simples, as tarefas são endereçadas a um dos 4 núcleos dependendo da demanda de processamento. Nem todos os programas necessitam de tanto processamento, mas os mais otimizados já vêm prontos para o uso de mais de um núcleo.

Uma linha de produção muito mais eficiente e rápida, onde o processo em si seria dividido, ganharia perfeição e força. Esta é a teoria simples de processadores Quad-Core e o porquê de terem se tornado tão comuns e desejados.

Processador Quad-Core Smartphone

Primeiro começaram a ser colocados em smartphones, os Processaodoes Dual-Core e, posteriormente, os Quad-Core. São quatro vias de comunicação independentes de certa maneira. É muito visível o salto de velocidade de um smartphone Dual-Core para um Quad-Core, e o investimento é sempre muito bem-vindo. Quatro núcleos impactam a experiência do usuário grandemente.

Uma pergunta frequente é se a velocidade do processador vai duplicar se você comprar um smartphone cujo processador tenha o dobro de Cores?

A resposta é: dificilmente. Você vai obviamente notar inúmeros benefícios de performance, mas na realidade a duplicação não é bem assim.

Você só terá mais núcleos de processamento, o que não significa que as outras tecnologias tenham sido duplicadas também. Muitos dos recursos do sistema continuam da mesma forma. Então, SIM, espere resultados consideráveis, mas NÃO, não espere a duplicação da performance real.

Performance real é a medida por software apropriado, pois você, como ser humano, pode ter percebido duplicação da velocidade em certos aplicativos. 

Comentários