O dragão está solto! Qualcomm anuncia o poderoso e aguardado Snapdragon 820

Imagem do autor Marilei Pessatti
Marilei Pessatti
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
11/11/2015 935 visualizações comentarios

Finalmente! Depois de várias especulações e muito vazamento de informação, o lançamento oficial do chipset Snapdragon 820 da Qualcomm foi realizado em Nova York, no dia 10. Mas infelizmente não há indicações de que ele apareça por enquanto em qualquer smartphone, pelo menos não até meados de 2016.

→ O que é Chipset? 

Evento Qualcomm Snapdragon 820

A versão 820 deve “resfriar” as críticas que a fabricante vem recebendo sobre os problemas de aquecimento do Snapdragon 810, graças à nova arquitetura e otimização do gerenciamento térmico. 

O que é que o 820 tem? Performance!

Qualcomm Snapdragon 820

Com o processador Kryo de 64 bits e quatro núcleos, a fabricante americana garante duas vezes mais performance e com o sistema Qualcomm Symphony System Manager, duas vezes mais aproveitamento de energético, mesmo com múltiplas tarefas. Quanto a performance computacional, o componente integra o chip gráfico Adreon 530, que é 2,5 vezes mais rápido que a versão 430 e deve garantir uma capacidade de processamento de ate 40% a mais consumindo uma quantidade de energia menor.

Outro destaque de performance é a conectividade, com o processador de sinal digital Hexagon 680 DSP e o suporte para a tecnologia X12 LTE, com teóricos 600 megabites/s para downloads e 150 megabites/s para envio de dados. Além de performance, a Qualcomm também voltou os olhos para a tendência das fabricantes em relação a captura de imagens. O Snapdragon 820 traz processador de sinal de imagem Qualcomm Spectra (14-bit dual-ISP) que garante suporte para capturas de 28 megapixels, ou uso de duas, ou até três câmeras.

O destaque final fica com menor tempo de carregamento, até 4 vezes mais rápido, com o Quick Charger 3.0, uma melhora de 38% em eficiência em relação a de seu antecessor 2.0.

E aí?

Com uma construção totalmente nova, o Snapdragon 820 é um grande salto evolutivo considerada a passagem de apenas uma geração. O conjunto apresentado pela Qualcomm promete muito e deve revolucionar o desempenho de variadas tarefas, desde específicas a cotidianas. E aí, alguma aposta quanto ao primeiro smartphone que deve trazer o 820 para testes na prática?

Qualcomm Snapdragon 820

O Blog da Cissa já falou sobre um dos principais concorrentes do Snapdragon 820. Confira: Kirin 950 Huawei, o que esperar do SoC que promete o melhor desempenho do mercado?

Fonte(s): Qualcomm e GSMArena

Comentários