Review Motorola Linhas: Moto Z, X, G, E e C

17/08/2018 481 visualizações comentarios

O Motorola, que em 2014 se tornou parte da famosa multinacional chinesa de tecnologia Lenovo, é mundialmente conhecida como sendo sinônimo de competência e resistência. Essa líder do mercado é especialista na fabricação e comercialização de produtos eletrônicos como Tablets, notebooks, smartphones e realidade virtual, priorizando a segurança e qualidade.

Apesar de possuir uma ampla linha de segmentos dos quais poderíamos analisar, resolvemos manter o foco dessa postagem em Smartphones, já que eles são, hoje os aparelhos de maior relevância, sendo o mais consumido.

Resolvemos separar o post por Linhas, indo dos básicos, passando pelos intermediários e chegando aos Top de Linha. Dentro de cada linha focamos em apresentar os detalhes que são a formação das características base: o desempenho, o design e a qualidade.

Blog Smartphones Motorola

Tendo como objetivo integrar nos seus smartphones tecnologias inovadoras desenvolvidas para otimizar o funcionamento, a Motorola (Lenovo) traz nos seus aparelhos sistemas inteligentes que buscam facilitar o dia-a-dia, além de conseguir realizar um aprimoramento para que haja uma maior identificação entre você e seu smartphone.

Com esse propósito, disponibilizamos a seguir uma lista onde constam as linhas da Motorola com os principais modelos e suas características, partindo dos modelos Top de Linha para os básicos. Esses inúmeros modelos das linhas Z, X, G, E e C foram desenvolvidos para possuírem estilos e desempenhos variados, garantindo assim que atenda a necessidade de todos os perfis, indo desde o estilo de vida até a questão econômica.

Review Motorola Linhas: Moto Z, X, G, E e C

Moto Z2 Force e Moto Z3 Play

Moto Z2 Force e Z3 Play

Moto Z2 Force Botão Comprar Moto Z3 Play Botão Comprar

Começamos aqui com os modelos Top de Linha da Motorola, que apesar de contar também com o modelo Moto Z2 Play, resolvemos mencionar apenas o Moto Z2 Force e o Moto Z3 Play, por nível igualitário, já que ambos são mais parecidos quando o assunto é recurso e desempenho.

Destaque

É interessante destacar que ambos os smartphones possuem adaptação para moto snaps, que transforma o aparelho em projetor, TV digital, caixa de som estéreo ou numa polaroid que imprime fotos instantâneas.

O Moto Z2 Force e o Z3 Play possuem tecnologia NFC, que permite transações bancárias através do smartphone, basta que a outra máquina possua a mesma tecnologia.

Moto Snaps

O Moto Z3 Play vem equipado com alguns recursos extras como Moto Tela (para visualizar notificações), Tela noturna, Tela alerta (que não permite que a tela apague enquanto você estiver olhando para ela) e comandos por voz (ela faz o reconhecimento vocal).

O Face Unlock permite que você desbloqueie o Z3 Play com o reconhecimento de face através da sua câmera frontal. Além disso ele realiza algumas funções por comandos, como virar para ativar o modo “não perturbe” e girar para acessar a câmera instantânea.

Design

A respeito do design, ambos possuem estruturas bem semelhantes, com suas bordas lisas e arredondadas e sua espessura fina, mas apesar disso, eles contam com diferenças de design bem significativas.

O Moto Z2 Force recebeu acabamento premium em alumínio, uma garantia de resistência e demonstração da força interna que ele possui. Já o Moto Z3 Play possui acabamento em vidro 2.5D, dando-lhe uma aparência sofisticada e elegante, além de ser um dos smartphones mais finos da categoria.

Quanto ao tamanho, o Z2 Force é um pouco menor, nada muito considerável, contando com 15,58 cm de altura, 7,6 cm de largura e pesando 143 g, enquanto que o Z3 Play possui 15,65 cm por 7,65 cm e pesa 155 g.

Design Z3 Play

O Moto Z3 Play parece ter uma diferença maior de tamanho com relação ao Z2 Force porque o botão de sensor de impressão digital multifuncional deste último que se encontra na parte frontal embaixo, não está presente no outro.

Como esse botão sumiu da frente do Z3 Play, ele precisava que seu sensor fosse para outro lugar e isso também mudou a localização dos botões. Enquanto que no Moto Z2 Force os três botões laterais ficam apenas de um lado, no Z3 Play você encontrará dois botões de um lado, junto a um sensor quase imperceptível de impressão digital e um botão do outro lado.

Outra questão que diferencia a aparência destes dois smartphones são suas cores, sendo que o Moto Z2 Foce está disponível apenas na cor Preto e o Moto Z3 Play possui duas opções, o Onix e o Índigo.

Tela

Devido às alterações de botões, a tela do Moto Z3 Play conseguiu ter uma proporção bem maior que a do Z2 Force, mas não a mesma resolução.

Tela Z3 Play

O Moto Z3 Play possui uma tela Super AMOLED de 6 polegadas, uma das maiores disponíveis para smartphone, e essa possui resolução FHD+ (1080 x 2160) com 403 ppi, essas características são o suficiente para lhe garantir conteúdos multimídias com alta qualidade de imagem.

Mas proteção, além de qualidade, é essencial e essa possui uma das melhores do mercado. O Corning Gorilla Glass consegue proteger o display contra arranhões e quebra, até certa altura, o que lhe garante segurança para utilizar o smartphone no dia-a-dia sem preocupações.

O Moto Z2 Force possui uma tela de apenas 5,5 polegadas, mas em compensação ela é Super AMOLED e Quad HD (2560 x 1440), que fica atrás apenas de telas com resolução 4K, com 534 ppi (pixel por polegada).

Tela Moto Z2 Force

Esse conjunto de fatores a tornam perfeita para quem deseja ver filmes, séries, vídeos ou jogar tendo imagens límpidas e imersivas. Mas, além disso, ela conta com o moderno Moto ShatterShield, que foi considerado inclusive superior ao já conhecido Gorilla Glass, e um Nano-revestimento repelente a água.

Essa tecnologia não possui como finalidade evitar riscos, apesar de esse também ser um objetivo, o foco dela é impedir trincas e quebra de display com grandes impactos. A ShatterShield é uma combinação de cinco camadas sobrepostas onde uma oferece resistência a outra, criando uma proteção geral para evitar a quebra da tela.

Câmeras

Devemos começar dizendo que ambos os smartphones possuem integração com o Google Fotos, o que garante mais espaço disponível na memória interna. Além disso, ambos gravam vídeo em 4K, 30 fps.

Apesar de possuírem diferença com relação aos megapixels, alguns dos seus recursos são os mesmos e valem a pena ser mencionados, já que podem mudar a forma como você realiza a captura da foto.

Ambos possuem na sua câmera frontal Auto HDR, Câmera instantânea, Modo burst, Melhor foto (a câmera registra várias foto num único clique para você escolher qual ficou melhor)e Modo Beauty (corrige imperfeições).

Câmera Moto Z2

Na câmera traseira as duas possuem Dual Flash LED, Zoom digital 8X, Panorama (para que todos e tudo esteja na foto), Melhor foto e Auto HDR.

Quanto aos seus recursos específicos, a câmera frontal do Moto Z2 Force é de 5 MP, inferior a do Moto Z3 Play que é de 8 MP, e possui abertura de f/2.2, lente de ângulo aberto + selfie panorâmica, além de flash frontal e arrastar para foco & exposição.

Suas duas câmeras traseiras, ambas com 12 MP, possuem abertura de f/2.0, balanceamento de cores, Modo profundidade, Modo profissional arrastar para foco & exposição.

No Moto Z3 Play, você encontrará na sua câmera frontal recursos extras como flash na tela e modo manual (para que você possa ir realizando a edição da foto identificando os melhores elementos), tendo uma abertura de f/2.0.

As suas câmeras traseiras possuem 12 MP + 5 MP com Dual autofocus pixel, além de aberturas de f/1.7 e f/2.2 e recursos como Modo manual e arrastar para foco.

Desempenho

Quando o quesito é desempenho, o nome desse Moto Z2 já diz muito, apesar de o Moto Z3 Play ser mais atual e contar com outras atualizações, algumas superiores ao Moto Z2 Force, quando o assunto é desempenho, fica difícil competir.

O Moto Z3 Play sai na frente quando o quesito é opções, já que ele oferece a possibilidade de você comprar o aparelho no modelo com 4 GB ou 6 GB de memória RAM, enquanto que o Moto Z2 Force oferece apenas a opção de 6 GB (que não é uma opção nada ruim). Ambas as memória garantirão que você não sofra com travamentos de sistema ou lentidão no carregamento.

Na memória interna temos o Moto Z3 Play com o dobro de possibilidades, e essas sim fazer diferença, dispondo das opções com 64 GB ou 128 GB, enquanto que o Moto Z2 Force oferece apenas 64 GB. Esse espaço extra pode ser um diferencial caso você guarde uma grande quantidade de conteúdos multimídias, como fotos e músicas.

Desempenho Z2 Force

Com relação ao Sistema Operacional, a versão Play possui o atualizado Android Oreo 8.1.0, contra o Android 7.1.1 Nougat. As diferenças funcionais de ambos são mínimas, focando mais na parte de layout de configurações e aplicativos e nas cores de fundo.

Ambos dispõem de entrada USB-C, que possui os dois lados iguais, mas com relação a bateria, a duração de carga do Z3 Play é maior, contando com capacidade de 3000 mAh (o Moto Z2 Force possui capacidade de 2730 mAh apenas).

Por outro lado, o lado Force do Z2 entra em cena quando mencionamos seu processador, sendo bem mais eficiente que o do Moto Z3 Play. Apesar de ambos possuírem processadores capazes de rodar jogos, aplicativos e filmes de forma tranquila, já que são as últimas gerações lançadas, o Moto Z2 é bem superior.

Com um surpreendente Processador Octa-Core Qualcomm Snapdragon 835 com velocidade de 2.35 GHz e GPU Adreno 540 de 670 MHz, o Moto Z2 Force garante foco em 4K e realidade virtual, além de ser otimizado para Windows 10.

O Moto Z3 não fica muito atrás com relação a qualidade, tendo um Processador Octa-Core Qualcomm Snapdragon 636 com velocidade de 1.8 GHz e GPU Adreno 509 ele suporta a resolução Full HD+ e tem bom desempenho, sendo rápido e eficaz.

Entre outras funcionalidades dos Moto Z2 Force e o Moto Z3 Play você encontrará:

- Os dois possuem captura de foto durante o vídeo e vídeos em câmera lenta;

- O Moto Z3 Play possui também, reconhecimento de objetos e pontos turísticos, fotos dinâmicas e reconhecimento de texto com tradução de palavras ou copiar e colar.

Moto X4

Moto X4

Moto X4 Botão Comprar

No nível dos smartphones intermediários avançados da Motorola, o Moto X4 é destaque nessa categoria, principalmente pelo seu alto desempenho e quantidade de funções por um preço bem acessível.

O Moto X4 foi selecionado, sem comparativos, por ser o melhor da categoria e o único disponível no site da Motorola para visualização.

Importante mencionar

O componentes de segurança do Moto X4 é algo que chama a atenção, além de possui uma proteção, quase uma barreira, na sua tela ele também conta com uma outra proteção para a parte externa e interna.

Contando com a Certificação IP68, ele oferece proteção contra a água doce, contra respingos (essa resistência pode diminuir conforme o desgaste do aparelho), e poeira. Isso garantirá que você utilize o aparelho até em lugares mais extremos, como andando na chuva ou fazendo trilha, sem que ele seja prejudicado.

Tela

O Moto X4 conta com uma tela com tamanho de 5,2 polegadas com display IPS, tecnologia que realiza o agrupamento de moléculas de cristal líquido junto a tela, o que resulta em melhor qualidade de imagem.

Tela IP68 Moto X4

Ele possui uma resolução Full HD (1920 x 1080), com 424 ppi e proteção Corning Gorilla Glass, que é mundialmente conhecido por ser um vidro reforçado quimicamente através de um processo de troca de íons para criar uma profunda compressão na superfície do vidro, evitando assim arranhões na tela.

O display conta com o Modo Tela, que X4 apresenta de forma discreta as atualizações mesmo com a tela bloqueada, além disso, ele trabalha de maneira inteligente e personalizável, alterando a cor das notificações de acordo com a sua cor do plano de fundo.

Além do Modo Tela, o Moto X4 possui o modo Tela Noturna, que tem a função de ajustar as cores apresentadas no display automaticamente para diminuir os tons de azul, que resultam na perda de sono.

Design

Com uma composição é moderna e elegante, o Moto X4 pode lhe lembrar um pouco o Moto G5S Plus, com relação ao formato e detalhes como o botão frontal, que aqui também possui a mesma multifuncionalidade de ser um sensor de impressão digital e um botão navegador para o smartphone.

Design Moto X4

Quanto ao seu design lembra muito a parte traseira do Moto G6, também possuindo um vidro 3D arredondado, para obter assim um toque mais ergonômico. Já sua estrutura é em metal, garantindo que tenha melhor resistência e durabilidade.

Também vindo na Linha dos clássicos e elegantes, o Moto X4 está disponível em duas cores, com você podendo optar entre o Preto ou o Azul Topázio.

Câmeras

Outro destaque com certeza são suas câmeras, ele possui três, mas só na parte traseira ele conta com duas.

Com suas lentes, uma de 12 MP teleobjetiva e outra de 8 MP grande angular, elas contam com recursos que fazem bastante diferença na hora de capturar os momentos especiais mantendo os detalhes.

A junção das duas faz com que as fotos ganhem mais profundidade, destacando certas áreas da fotografia. Com a Dual Autofocus Pixel, a lente de 12 MP consegue oferecer focos mais rápidos mesmo em lugares escuros.

Câmera Moto X4

Já a Lente de 8 MP consegue capturar todos os detalhes com um campo de visão de 120º. Além disso, elas te proporcionam a experiência de desfocar o fundo ou trocá-lo por um outro, realizar close com superdefinição, adicionar efeitos de preto e branco e o melhor de tudo é que ela faz o reconhecimento de objetos e pontos turísticos (basta selecionar que você será informado a respeito do que está vendo).

Quanto a sua câmera frontal, essa possui impressionantes 16 MP e um modo avançado de capturas de tela com pouca luminosidade. Com seus pixels grandes de 2 µm, ela é 300% mais sensíveis à luz do que uma câmera normal de smartphone.

Além disso, ela possui Flash em LED, para melhorar a visão da imagem e o Modo Beauty, que disfarça as imperfeições, com ambas tendo como recurso a captura de  fotos durante a gravação de vídeo e gravar em câmera lenta.

Armazenamento e Desempenho

A grande diferença que torna esse smartphone um intermediário avançado é o fato de o Moto X4 possuir alto desempenho, elevado em comparação aos outros que mencionaremos aqui e outros da categoria devido ao seu processador.

Desempenho Moto X4

Com um Processador Octa-Core Qualcomm SnapDragon 630 com 2.2 GHz de velocidade e Adreno 508 ele produz respostas rápidas e eficientes, sem travamentos ou lentidão, o que garante que rode jogos, por exemplo, sem travar.

O Moto X4 possui 32GB de memória interna e 3GB de memória RAM (com memória expansível de até 2TB), o que garante que você possa baixar músicas, ver filmes, séries, vídeos, jogar sem se preocupar com lentidão, já que ele alcança seu objetivo de priorizar o bom desempenho de recursos multimídia.

Além disso, ele conta com Sistema Operacional Android 7.1.1 Nougat e capacidade de 3000 mAh, vindo acompanhado de um carregador TurboPower, que disponibiliza mais 6 horas de uso com apenas 15 minutos na tomada.

Entre outras funcionalidades do Moto X4 você encontrará:

- Tecnologia NFC, para realizar transações financeiras com agilidade e segurança utilizando o smartphone em aparelhos com tecnologia compatível;

- Moto Voz para ser informado a respeito de compromissos sem mexer no celular, ele funciona com autenticação de voz.

Linha Moto G

Linha Moto G

Nós dividimos essa Linha intermediária da Motorola em duas categorias, já que ela possui vários smartphones bem conceituados e escolhidos do público.

Selecionamos toda a Linha Moto G6, que é a mais atual e o smartphone Moto G5 Plus, para realizarmos uma comparação, e inserimos esse último devido às suas características semelhantes a Linha G6.

Para realizarmos uma comparação justa, resolvemos confrontar as versões Plus entre si, tendo então primeiro a descrição do Moto G6 Plus com o do Moto G5 Plus e o Moto G6 Play com o Moto G6.

Moto G6 Plus e Moto G5S Plus

Moto g5 plus g6 plus

Moto G5S Plus Botão Comprar Moto G6 Plus Botão Comprar

A categoria Plus sempre vem com um diferencial, e adicional, com relação aos outros modelos da mesma geração e com o Moto G6 Plus e o Moto G5S Plus não poderia ser o contrário.

Na comparação feita a seguir, você verá as semelhanças entre os dois aparelhos, mas também as atualizações propostas pela Motorola para a linha Moto G, visando melhorias e avanços. Venha conferir!

Importante Destacar

Há algumas características importantes neles que vale a pena destacar inicialmente. Entre elas está o fato de o Moto G6 Plus possuir o Dolby Audio, para que você possa controlar suas preferências com modos já predefinidos para cada tipo de conteúdo (desde filmes até músicas), além disso ele permite que você adicione efeitos de sons virtuais e crie um perfil de som para personalizar.

Duas características em comum entre esses smartphones é que ambos possuem carregador TurboPower de 15 W incluído e TV digital HD, por onde você pode assistir e gravar seus conteúdos favoritos em alta definição.

O Moto G6 Plus também possui a tecnologia NFC que permite transações financeiras de forma mais segura e práticas, basta aproximar o smartphone com uma máquina compatível com a tecnologia que a operação é realizada.

Design

O design de ambos apresenta bordas e a parte traseira arredondadas, além de proporção e peso semelhantes, mas são detalhes como a proporção da tela e o acabamento que o diferenciam.

Enquanto que o Moto G5S Plus possui a parte traseira em metal, a do Moto G6 Plus é em vidro 3D, que lhe garante um visual único e sofisticado, mas que também requer atenção.

Moto g5 plus g6 plus design

Quanto aos tamanhos, o G5S Plus possui 15,35 cm de altura por 7,61 de largura enquanto que o G6 Plus possui 15,99 cm por 7,55 cm, suas diferenças no tamanho podem ser associadas ao fato de a tela do segundo ser maior e possuir bordas laterais, superiores e inferiores menores, o que transmite a impressão de amplitude.

A espessura de ambos também é diferente, mas apenas 5 mm e o Moto G6 Plus possui 165g contra as 170g do Moto G5S Plus.

Apesar disso, o G5S Plus possui maior variedade de cores, possuindo três, Platinum, Ouro Rosê e Azul Topázio, enquanto que o G6 Plus possui apenas a versão na cor Índigo.

Outra diferença entre ambos é seu botão, apesar de continuar nos dois como sensor de impressão digital multifunções, no modelo mais novo ele se tornou mais alongado e achatado, seguindo as linhas mais finas do aparelho.

Tela

As diferenças entre os displays desses smartphones não são exatamente visuais, apesar de possuírem distinção entre tamanho de tela e a resolução, mas sim sua proteção.

O Moto G5S Plus possui uma tela de 5,5 polegadas e resolução Full HD (1920 x 1080 pixels) e 441 ppi (pixel por polegada) o que já garante ótima qualidade de imagem, com nitidez e contraste entre tons claros e escuros.

Tela G6 Plus

Mas no Moto G6 Plus você conta com um display de 5,9 polegadas e resolução Full HD+ ( 2160 x 1080 pixels, são 240 pixels a mais de qualidade), com 16 milhões de cores disponíveis, 407 ppi e o formato Max Vision de 18:9, que lhe permite maior imersão na hora de ver filmes e séries, já que o display foi construído para ser a parte que mais chama a atenção no aparelho.

Bem, como eu disse inicialmente, a diferença entre ambos não é exatamente visual, apesar dela possuir diferença, mas sim a sua proteção e nisso o Moto G5S Plus, apesar de ser menor e ter menor resolução, ganha.

O display desse smartphone possui um Nano-revestimento repelente a água e proteção Corning Gorilla Glass, que é mundialmente conhecido por ser um vidro reforçado quimicamente através de um processo de troca de íons para criar uma profunda compressão na superfície do vidro.

Essa camada ajuda a reduzir arranhões e trincamentos, criando uma barreira, além de proporcionar um display com superfície plana, extremamente limpa, macias e que oferece uma excelente claridade ótica.

Câmeras

Apesar de ambos os smartphones possuírem três câmeras, uma frontal e duas traseiras, apenas a frontal possui a mesma quantidade de megapixels, as duas com 8 MP.

O Moto G5S Plus possui a superioridade de duas câmeras de 13 MP na parte traseira, enquanto que seu “concorrente” possui uma câmera com 5 MP e outra com 12 MP.

Câmera G5 Plus

Em relação aos seus recursos, ambas possuem muitas características em comum, como o Modo Retrato, que permite a você desfocar o fundo, o Modo Recorte, que possibilita a troca do fundo, Fotos Panorâmicas, para que tudo caiba na foto, além de permitir que você tire uma foto, e nesse clique serão tiradas várias, para que você possa escolher qual ficou melhor.

Ambas as câmeras possuem o recurso de gravação de vídeos em câmera lenta e integração com o Google Fotos. A câmera do Moto G6 Plus possui alguns recursos adicionais como Cor em destaque, para que você possa deixar o restante da foto em preto e branco e Reconhecimento de ponto turístico e objetos, para que você obtenha mais informações a respeito do que está vendo.

Você poderá ainda utilizar o Modo Manual, para determinar o balanço do branco, ISO e compensação de exposição, e adicionar efeitos animados nas fotos e vídeos, falando neles, quanto aos vídeos você terá o recurso Time-lapse que lhe possibilita realizar gravações em velocidade rápida.

O Moto G5S Plus também possui algumas características interessantes que não estão inclusas no G6 Plus, como o Modo Burst, que captura o maior número de fotos possíveis em menor tempo e a captura de foto durante gravação de vídeo, além de possuir um Zoom digital de 8x e abertura da lente de f/2.0 contras as f/1.7+ f/2.2 do Moto G6 Plus.

Desempenho

Encontramos neste quesito diferenças bem significativas, com atualizações evidentes, mas com praticamente a mesma qualidade de desempenho.

As diferenças começam com a quantidade de armazenamento disponível, quanto o Moto G5S Plus possui 3 GB de memória RAM, o Moto G6 Plus possui 4 GB, esse espaço extra, por exemplo, pode ajudar quando você deseja baixar aplicativos.

Desempenho G6 Plus

Sua memória interna também é diferente, o dobro pra ser mais exata, o G5S Plus possui 32 GB enquanto que o G6 Plus possui 64 GB, isso significaria o dobro de filmes, séries, músicas e fotos disponíveis no seu smartphone.

O Sistema Operacional também é diferente, o G5S Plus possui o Android 7.1.1 Nougat e o G6 Plus possui o 8.0 Oreo, a diferença deles na prática é bem básica, com este último oferecendo uma outra opção de cor de fundo e uma organização diferente das configurações e aplicativos.

Seu tempo de bateria é praticamente o mesmo nos Moto G6 Plus e G5S Plus, com o primeiro com uma capacidade de até 3200 mAh e o segundo com 3000 mAh disponíveis.

Quanto aos seus Processadores, o Moto G5S Plus conta com um processador Octa-Core Qualcomm Snapdragon 625 com velocidade de 2,0 GHz e com GPU Adreno 506 de 650 MHz.

Já o Moto G6 Plus possui um processador Octa-Core Qualcomm Snapdragon 630 (SDM630) e velocidade de 2.2 GHz com Adreno 508. Essa diferença entre ambos proporciona 15% a mais na velocidade de carregamento, sendo mais eficiente na hora de rodar jogos e filmes sem travar.

Entre outras funcionalidades do Moto G6 Plus e Moto G5 Plus você encontrará:

- O Moto G5S Plus possui uma tecnologia bem conhecida no Japão, o NFC, com ele você pode interagir com outros equipamentos, simplesmente aproximando o aparelho, sem a necessidade de fios.

- O G5S Plus faz vídeo 1080p, 60 fps ou 4K Ultra HD, 30 fps.

Moto G6 Play e Moto G6

Moto g6 Play

Moto G6 Play Botão Comprar Moto G6 Botão Comprar

Podemos encontrar dentro de uma mesma Linha, mesmo que recente, uma variedade de funções, características e qualidade e é isso que se pode ver quando falamos das gerações Moto G5 Plus e Moto G6 (todos).

É com esse intuito que podemos dividir esses smartphones entre a Linha intermediária avançada e só a Linha intermediária, e o Moto G6 Play e o Moto G6, entram nessa última categoria.

Apesar de possuírem muitas características que os põem em pé de igualdade com as versões Plus, eles possuem como objetivo serem mais simplificados.

Características importantes:

É importante destacar dentro desses dois smartphones, certas funções das quais ambos foram beneficiados.

A primeira é o seu sistema de Ligações Inteligentes, que escolhe automaticamente o chip que será utilizado para cada ligações conforme a operadora do número de contato que você irá ligar.

E a segunda é que elas possuem o Dolby Audio, para realizar o controle de preferências, adicionando efeitos de som virtuais e criando um perfil de som personalizável. Além disso, ele já vem com modos de som predefinidos para conteúdos multimídia.

Design

Contando com o mesmo design do Moto G6 Plus (comentado no tópico anterior), vale destacar o seu belo acabamento em vidro 3D na parte traseira do aparelho, dando-lhe uma aparência única.

design moto g

Seu acabamento não é tão arredondado, tornando-o mais despojado e moderno e seu botão de sensor de impressão digital, que possui a facilidade das multifunções, está presente apenas no modelo Moto G6, de uma forma mais clean, acompanhando o design do aparelho.

Apesar dessas semelhanças com o Moto G6 Plus, é importante ressaltar que estes dois modelos aqui possuem mais de uma cor disponível, e cores diferentes entre si. Mantendo o padrão da cor Índigo, encontrado em todos os aparelhos da Motorola G6, mas também disponibilizando a cor Ouro para o Moto G6 Play e Preto para o Moto G6.

Além dessas diferenças, encontramos também uma variação no seu tamanho e peso, sendo o Moto G6 menor com relação à altura 15,37 cm contra 15,44 cm do Moto G6 Play, espessura de 0,83 cm contra 0,89 e com peso inferior de 162,5g (10,5 g a menos). O único fator em que o Moto G6 é maior é com relação a sua largura de 7,23 cm, tendo a versão Play 7,22 cm, nada muito considerável.

Tela

Apesar dos tamanho diferentes com relação ao aparelho, seus displays possuem a mesma proporção, de 5,7 polegadas, diferente do modelo Plus que possui 5.9”.

Tendo o mesmo tamanho, era de se esperar que possuíssem também a mesma resolução, já que pertencem a mesma Linha, mas não é o que acontece aqui. O Moto G6 conta com uma tela Full HD+ de 2160 x 1080 e 424 ppi, já o Moto G6 Play possui uma tela HD+ de 1440 x 720 e 283 ppi. Contudo, ambos os displays possuem 16 milhões de cores disponíveis e são Max Vision de 18:9.

tela moto g6 play

Esse “tamanho extra” permite que você possa utilizar o smartphone realizar leituras sem precisar ficar se preocupando com o tamanho e formato do texto.

Além disso, com esses padrões de qualidade, apesar de diferentes, ambos conseguem fornecer imagens imersivas, tornando os filmes, as séries, os vídeos e os jogos mais interessantes e realistas

Câmera

Se fosse um campeonato para decidir qual desses dois smartphones é o melhor, certamente o Moto G6 sairia ganhando se a quantidade de câmeras fosse levada em consideração.

Não que a versão Play tenha falta de câmeras, ou falta de qualidade nelas, longe disso, mas diferente dele que possui apenas duas câmeras, uma frontal e uma traseira, o Moto G6 possui três câmeras, umas frontal e duas traseiras.

Ambas as câmeras frontais possuem as mesmas resoluções e até características, com 8 MP, lente 80º e abertura f/2.2. As duas possuem flash, para ocasiões com baixa luminosidade, e Modo Beauty, para corrigir as imperfeições.

Nesse ponto devemos abrir uma aspas com o fato de a câmera frontal do Moto G6 possuir o Modo Panorama para selfies, com um ângulo de 120°, assim todos estarão na foto.

camera moto g6

A câmera traseira do Moto G6 Play possui 13MP e abertura de f/2.0, ela também conta com recursos como Modo Manual, para determinar o balanço do branco, ISO e compensação de exposição, Foto Panorâmica, para capturar todos os detalhes e o foco rápido, porque todo momento é o momento certo para tirar uma foto.

O Moto G6 possui Dual Câmera de 12MP + 5MP, com lente 76º + 79º e abertura de f/1.8 + f/2.2, somando a isso temos o Modo Retrato, que permite o desfoque do fundo ou do primeiro plano, Troque a Paisagem, para que você possa trocar o plano de fundo e Foto Panorama, para criar foto no ângulo de até 360°.

Essa câmera também possui recursos como Cor de Destaque, para deixar todo o resto em preto e branco e o Modo Manual, para você ir ajustando cada detalhe.

Desempenho

Apesar de os dois possuírem o mesmo Sistema Operacional Android Oreo 8.0, o Moto G6 possui algumas opções a mais com relação a espaço (e alguns outros pontos positivos) do que a versão Play.

As diferenças entre eles começa na memória, com o Moto G6 Play disponibilizando 3 GB de memória RAM enquanto que o Moto G6 lhe oferece a opção de compra de um smartphone com 3 GB ou 4 GB de RAM, que é aquela responsável pelo espaço que você terá para baixar aplicativos, conteúdos do whatsapp e alguns jogos.

Já com relação a memória interna, o Moto G6 Play possui 32 GB disponíveis e o Moto G6 possui também aqui as opções de compra de um aparelho com 32 GB ou o dobro. A escolha dependerá do quanto de espaço para fotos, vídeos, downloads de filmes e séries e músicas você precisará dispor. (Também há a opção de inserir um cartão de memória, aumentando o espaço interno).

desempenho moto g6

Outra diferença entre ambos são seus processadores e a capacidade de bateria. O Moto G6 Play possui um Processador Octa-Core Qualcomm Snapdragon 430 (MSM8937) com velocidade de 1.4 GHz e Adreno de 505.

O moto G6 tem um Processador Octa-Core Qualcomm Snapdragon 450 (SDM450) com 1.8 GHz de velocidade e um Adreno de 506, ambos os processadores conseguem garantir que os conteúdos multimídias sejam reproduzidos sem travar e sem lentidão, a diferença é que o Moto G6 fará com que os programas rodem de forma mais rápida e eficaz.

Uma das características onde o Moto G6 Play “vence” é com relação a sua capacidade de bateria, que apesar de as 3.000 mAh que o Moto G6 disponibiliza serem bastante e durarem várias horas, são inferiores às 4000 mAh que a versão Play tem a oferecer, garantindo que você não fique sem bateria quando mais precisar do seu smartphone.

Entre outras funcionalidades do Moto E5 e Moto E4 Plus você encontrará:

- Armazenamento removível que suporta cartão microSD de até 256 GB em ambos;

- O Moto G6 possui gravação de vídeo em câmera lenta e em Time- lapse, para criar efeitos de alta velocidade;

- Adicionar animações e efeitos gráficos nas fotos e vídeos é uma das funcionalidades do Moto G6;

- Ambos possuem carregador TurboPower de 15 W incluso.

Moto E5 e Moto E4 Plus

moto g5 e g4 plus

Moto E5 Botão Comprar Moto E4 Plus Botão Comprar

Os Moto E5 e Moto E4 Plus compõem a linha mais básica da Motorola, estando entre os smartphones porta de entrada e o intermediários. Com características bem semelhantes (menos o design), as diferenças entre ambos fica apenas nos detalhes.

Selecionamos estes dois smartphones por serem os mais importantes, e comprados, da linha E e apesar de possuírem uma diferença de valor considerável, possuem ambos um bom desempenho, sendo considerados uns melhores dessa categoria. Confira!

Importante Destacar

Devido ao display e a capacidade de bateria, o tempo de consumo de carga do Moto E4 Plus tende a durar mais.

Alguns outros detalhes importantes que caracterizam cada um desses aparelho é que o Moto E5 possui o Moto Ações, que entre suas muitas funções estão você pegar o smartphone para silenciá-lo, virá-lo para ativar o modo "não perturbe" e deslizar para reduzir a tela.

O Moto E4 Plus possui um carregador rápido de 10 W, ele garante que você terá horas a mais de uso desse smartphone com apenas alguns minutinhos de carga, além de contar com Integração com Google Fotos.

Design

O design do Moto E5 foi totalmente repaginado, ganhando um ar mais moderno e elegante.

Encontramos diferenças bem nítidas entre ambos, começando com a exclusão do botão frontal na parte inferior que havia no Moto E4 Plus com a função de sensor de impressão digital multifunções, esse sensor agora fica na parte traseira do Moto E5, onde se encontra a logo.

A câmera do Moto E5 também ganhou alterações, apesar de continuar com o design arredondado, seus detalhes mudaram, como sua cor mais acinzentada, que não contrasta tanto com a cor do aparelho.

design moto e5

Outro detalhe importante que faz diferença entre esses aparelhos é seu tamanho e proporção. O Moto E5 possui bordas mais finas, apesar de ser menor que o Moto E4 Plus, ele possui uma aparência mais alongada. Ambos os aparelhos contam com um formato maior, tendo o E5 15,40 cm de altura por 7,20 cm de largura e o E4 Plus 15.50 cm por 7,70 cm, possuindo 0,8 cm e 0,9 cm de espessura, respectivamente.

Essas alterações não modificam a qualidade de material utilizado na produção do smartphone, que possuem acabamento em alumínio, com ambos possuindo a mesma resistência e ergonomia.

O Moto E4 Plus possui a disponibilidade de uma cor a mais, sendo elas Titanium, Azul Safira e Ouro, enquanto que no Moto E5 você terá as opção Platinum e Ouro. A escolha entre a compra desses dois aparelhos se o quesito for design, fica mais relacionada a quão robusto você prefere que seu smartphone seja, com o primeiro tendo 198 gramas e o segundo 174 gramas.

Tela

Uma das grandes diferenças entre esses dois smartphones são suas telas. Enquanto a tela do Moto E5 possui 5,7 polegadas a do Moto E4 possui 5.5” (elas possuem mais de 0.5” a mais que o modelo anterior), que não é uma grande diferença, mas somadas a outras características, pode acabar influenciando na qualidade.

O Moto E5 possui a vantagem de contar com uma tela HD+, que tem 1440 x 720 de resolução e 283 ppi (pixel por polegada), já o Moto E4 Plus possui uma tela HD de 1280 x 720 e 267 ppi. Essas diferenças interferem um pouco na forma como você verá a imagem, mas não chega a ser uma mudança extravagante.

tela moto e

O que realmente chama a atenção para o Moto E5 é que seu display é Max Vison com proporção 18:9 possibilitando a visualização de conteúdos multimídias de forma bem mais imersiva, além disso, ele tem a disposição 16 milhões de cores (que proporciona imagens mais vivas e com mais contraste), sendo perfeito para quem curte assistir filmes, séries ou jogar no smartphone.

Esse display mais amplo também facilita na hora de utilizar o smartphone para ler, já que sua proporção permite que os textos se adequem melhor ao formato.

Câmeras

Este com certeza é o quesito no qual esses smartphones mais se parecem já que ambos possuem câmeras traseiras com 13 MP e câmeras frontais de 5 MP. Quanto aos recursos de cada uma, tanto o Moto E5 como o Moto E4 Plus possuem Modo Beauty, Modo Panorama e foco automático.

Esses três artifícios são responsáveis por garantir que tudo e todos apareçam na foto, focando automaticamente no que importa e suavizando as imagens, reduzindo imperfeições da pele, como manchas e rugas.

Câmera Moto e5

Já suas diferenças ficam focadas em alguns recursos extras como o Modo Manual do Moto E5, que lhe permite realizar ajustes como balanço do branco, ISO e compensação de exposição.

No Moto E4 Plus você terá Auto HDR, responsável por gerar fotografias mais nítidas e oferecer melhor equilíbrio entre as zonas claras e escuras, contendo também Flash em LED, para que você possa utilizar a câmera mal iluminados também e espelhamento de Selfie.

Desempenho

Umas das semelhanças que encontramos entre o Moto E5 e o Moto E4 Plus é o desempenho que ele apresenta quando o assunto é reprodução de conteúdo e de mais funcionalidade e isso devido aos seus processadores e especificações.

Apesar de possuírem processadores diferentes, ambos possuem um resultado bem parecido. Enquanto o Moto E5 conta com um Processador Quad-Core Qualcomm Snapdragon 425 (MSM8917) com Adreno 308 e velocidade de 1.4 GHz o Moto E4 Plus possui um Processador Quad-Core MediaTek MT6737 com GPU Mali-T720 MP2 de 600 MHz, que garante rodar jogos na resolução de 1920 x 1080, e velocidade de 1.3 GHz.

Com processadores distintos, mas desempenho semelhante, ambos conseguem garantir boa fluidez quando se trata de conteúdos multimídia, rodando bem jogos, além de executar de forma bem precisa tarefas como baixar aplicativos e assistir vídeos, sem que o smartphone sofra com travamentos ou lentidão.

Para auxiliar o desempenho, ambos contam com 2 GB de memória RAM e 16 GB de memória interna, para que você não precise ficar se preocupando com a quantidade de espaço multimídia que o Moto E5 ou Moto E4 Plus tem disponível.

desempenho moto e

Devemos dar uma boa parte do mérito de bom andamento desses dois smartphones aos seus Sistemas Operacionais. O Moto E4 Plus possui o Android 7.1.1, Nougat e o Moto E5 possui o Android 8.0 Oreo, e apesar de serem diferentes (diferenças mínimas como cor de fundo e organização de aplicativos), trabalham de forma bem parecida com relação a recursos como segurança, personalização, navegação otimizada e interface inteligente.

Outra característica de ambos os Sistemas Operacionais é sua otimização do consumo de bateria já que o Moto E4 Plus possui a impressionante capacidade de 5000 mAh e o Moto E5 tem capacidade para 4000 mAh, garantindo que a bateria de ambos os smartphones dure o dia inteiro e mantendo-os distante de carregadores e tomadas.

Entre outras funcionalidades do Moto E5 e Moto E4 Plus você encontrará:

- No E5 você terá o recurso de Tela Alerta, que mantém a tela ligada enquanto você estiver olhando para ela;

- Com o Moto E5 você tem o Moto Tela, através dele você pode visualizar as notificações e atualizações sem precisar desbloquear o display do smartphone.

- Ambos possuem rádio e Dual Chip Inteligente;

- O Moto E4 Plus suporta cartão de memória microSD de até 128 GB e o Moto E5 até 256 GB (eles não vêm incluso).

Moto C e Moto C Plus

Moto C

Moto C Botão Comprar Moto C Plus Botão Comprar

Selecionamos os Motorolas Moto C e Moto C Plus, que compõem a linha mais básica da Motorola (a porta de entrada), para listar suas características e funções mais expressivas. Até o momento, estes dois modelos são os que estão disponíveis na Linha C da Motorola. Venha conferir!

Importante Destacar

O Motorola Moto C e o Moto C Plus possuem algumas diferenças entre si, relacionadas principalmente a qualidade de imagem e de desempenho, mas existem outras, um pouco mais sutis.

Umas dessas “mudanças sutis” é a sua bateria, o Moto C possui uma bateria com capacidade de 2.350 mAh enquanto que o modelo Plus possui uma super bateria com até 4000 mAh de capacidade, essa característica por si só não faria grande diferença se não fosse pelo seu processador mais moderno, permitindo assim, várias horas de uso a mais do smartphone.

Apesar de ambos possuírem uma tela de mesmo tamanho e mesmo Sistema Operacional, o Moto C Plus é uma grande evolução do seu antecessor, contando com alterações que fazem a diferença.

Design

A linha Moto C foi criada para ser prática, ergonômica e compacta. Apesar de possuírem pesos diferentes (Moto C com 154 g e Moto C Plus com 145g), ambos são leves e possuem um formato que se encaixa na mão, com bordas arredondadas e leves curvas para a parte traseira, não se torna cansativo ter de segurá-lo.

design Moto C

Seu design elegante é acompanhado de estrutura de qualidade, projetado também para ser resistente. No modelo Moto C tens a possibilidade de escolher entre o preto e o branco (que possui a mescla entre preto e branco, ganhando certo charme), já no Moto C Plus você possui as opções de dourado e preto.

Tela

Mesmo estando na linha mais básica da Motorola, o Moto C e o Moto C Plus são ideais para quem deseja um smartphone com um bom display touchscreen, por um melhor custo-benefício.

Apesar de ambas as telas dos smartphones Moto C e Moto C+ (Plus) possuírem o mesmo tamanho, de 5 polegadas, o restante da sua tecnologia é bem diferente o que acaba ocasionando em diferentes efeitos quando o assunto é qualidade de imagem.

Enquanto o Moto C possui uma tela com resolução 854 x 480 pixels (FWVGA) e 16 milhões de cores, que resultam em cores mais vibrantes e com maior contraste, o Moto C Plus foi privilegiado com um display HD de 1280 x 720 pixels de resolução e 294 ppi, que garantem mais brilho a tela e deixa as cores mais vivas e realistas.

tela moto c

Câmeras

A grande diferença entre esses smartphones está em suas câmeras, que apesar de ambas as frontais possuírem  2 MP, a quantidade de recursos entre ambas é bem visível.

Na câmera do Moto C você encontrará apenas recursos como Flash e HDR, que apesar disso conseguem possibilitar boas selfies. Já no Moto C Plus você encontrará Flash LED, zoom digital 4X, disparo por sorriso, Modo burst, Modo embelezamento, Auto HDR e Espelhamento de selfie.

Essas características garantem que o Moto C Plus consiga realizar boa captura de selfies, surpreendendo quanto a sua qualidade.

Câmera Moto C

Já nas suas câmeras traseiras você encontrará diferença já na quantidade de megapixels de cada uma. O Moto C possui uma câmera mais básica, com 5 MP, mas com recursos como autofocus, Flash e HDR, esses três recursos juntos conseguem proporcionar fotos bem nítidas e de boa qualidade.

No Moto C Plus você encontrará uma câmera com 8 MP, e com uma maior variedade de recursos, como autofoco, flash LED, zoom digital 4X, disparo por sorriso, Modo burst, Modo embelezamento, Auto HDR e Panorama o que facilita bastante quando se quer capturar os bons momentos.

O assunto em que ambos os smartphones se igualam com relação a câmera é quando o assunto entra em gravações de vídeo, já que os dois possuem resolução de 720p HD, 30 fps.

Desempenho

Não basta um smartphone estar repleto de funções se elas não funcionam da forma como você gostaria, não é? Por isso é tão importante mencionar que esses smartphones possuem não apenas um processador com capacidade de realizar todos seus comandos da forma desejada, mas também uma boa memória e um bom Sistema Operacional.

Ambos possuem processador Quad-Core modelo Mediatek, a diferença fica na velocidade e nas especificações do modelo, enquanto a velocidade do Moto C é de 1.1 GHz com especificações MT6580m, o Moto C Plus possui  1.3 GHz, com GPU Mali-T720 MP2 de 600 MHz e especificações de modelo MT6737.

desempenho moto c

Auxiliando o processador encontramos em ambos um Sistema Operacional Android 7.0, Nougat. Ele auxilia esses smartphones a reproduzirem os aplicativos e funções de forma fluida e sem travamentos. Além disso, ambos possuem memória RAM de 1 GB, para que você possa desfrutar de conteúdos multimídias sem esperar falhas.

A memória interna deles é diferente, enquanto o Moto C possui 8 GB de memória o Moto C Plus conta com as opções de 8 GB e 16 GB, a escolha entre ambos dependerá do quanto você a utiliza com conteúdos multimídia (principalmente) como fotos e vídeos.

Entre outras funcionalidades do Moto C e Moto C Plus você encontrará:

- TV digital no Moto C Plus;

- O Moto C Plus possui captura de foto durante gravação de vídeo e integração com Google Fotos em ambas as câmeras;

-  O Moto C Plus possui um “Carregador rápido” de 10W incluído (horas de uso com minutos de carga).

Comentários