Samsung Galaxy S8 vs. iPhone 8 – Duelo de Gigantes

Imagem do autor Vinicius Censi
Vinicius Censi
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
09/10/2017 1.477 visualizações comentarios

Com a vinda oficial do iPhone 8, a maior batalha de smartphones do ano está prestes a começar. A Samsung voltou a se transformar após o incidente ao lado do Galaxy Note 7 com os novos Galaxy S8 e Note 8, que trouxeram inúmeras novidades e recursos de ponta. Mas será que o novo dispositivo da maçã é capaz de competir?

A seguir, abordamos algumas das principais características que diferem e destacam ambos os avaliados em suas respectivas áreas. Vamos conferir!

Samsung Galaxy S8 vs. iPhone 8: Façam suas apostas

Design: Qual a diferença?

O Samsung Galaxy S7 foi um ótimo telefone, mas o Galaxy S8 é a legítima revolução. Conta com tela AMOLED curva de vidro que parece se fundir com o metal, proporcionando uma sensação única de conforto e segurança.

Ele é realmente grande - sempre será grande com um display de 5.7 polegadas -, mas não muito grande. Seja como for, a Samsung conseguiu desenvolver um aparelho de grandes dimensões, mas que não aparenta ser tudo isso quando colocado em mão, graças ao seu design mais estreito e alto. Mágica ou não, mas funciona!

S8 Visualização Inifinita

O alto-falante, a porta USB-C e entrada para fones de ouvido ficam localizados na parte de baixo do dispositivo, enquanto o scanner de impressões digitais está cuidadosamente disposto ao lado da câmera traseira para maior conveniência.

O iPhone 8 não conta com fone de ouvido - a Apple nunca terá a coragem de trazê-lo de volta - mas combina com o Galaxy S8 ao ser resistente à água, mesmo tendo que sacrificar a entrada de um fone de ouvido para conquistar um design mais impermeável e sólido.

iPhone 8 e 8 Plus

À primeira vista, o iPhone 8 se parece bastante com sua versão anterior, a 7, substituindo o metal de sua estrutura pelo vidro. Se você quer algo mais futurista, a versão X é o ideal para você.

Tanto o iPhone 8 quanto o Galaxy S8 contam com estruturas em vidro. Isso permite que ambos sejam capazes de efetuar o carregamento sem fio via indução. A Samsung já faz isso a longo tempo, enquanto a Apple está introduzindo pela primeira vez em seus novos lançamentos.

Outra coisa que a Samsung e Apple estão fazendo em seus emblemáticos, é oferecê-los em diversas variações. Tanto o iPhone 8 quanto o Galaxy S8 podem ser comprados em modelos mais potentes e maiores. O S8 Plus tem tela de 6.2 polegadas, enquanto o iPhone 8 Plus vai de 4.7 para 5.5.

Visualização

Tudo parece mais belo quando os conteúdos são reproduzidos por uma tela OLED, contando com níveis de preto mais intensos e cores mais saturadas. Tanto o Galaxy S8, de 5.8 polegadas, como o S8+, de 6.3, demonstraram vantagens sobre os LCDs do iPhone 8 de forma incrível.

Display Galaxy S8

Enquanto o iPhone 8 e 8 Plus entregam de 119 a 125 por cento da gama de cores, ambas as versões do Galaxy excedem os 180 por cento deste valor. No entanto, ambos os dispositivos da Apple são fortes concorrentes quando o assunto é precisão de cores. Além disso, os carros-chefes da sul-coreana produzem imagens mais nítidas do que os iPhones, graças a sua resolução de 2960 x 1440 pixels. O iPhone 7 está muito atrasado em tamanho e resolução, com apenas 4.7 polegadas e resolução de 1334 x 750p.

Desempenho

Desenvolvido com processadores Snapdragon 835 da Qualcomm, o Galaxy S8 e S8+ estão entre os dispositivos Android mais rápidos da atualidade, até que o chip A11 Bionic do iPhone 8 apareceu...

No Geekbench 4, que mede o desempenho geral, os iPhones mais recentes obtiveram mais de 10.000 pontos, enquanto as versões S8 contabilizaram aproximados 6.5 mil - uma distância bastante intrigante. Os resultados também foram bem semelhantes em ferramentas como 3DMark, responsável pela medição do poder gráfico: as variantes do iPhone 8 superaram 62 mil, enquanto os S8 ficaram na faixa de 36 mil.

Teste Benchmark

Em um teste interno de edição de vídeo, o iPhone 8 levou cerca de 42 segundos para processar um vídeo de 2 minutos com o app Adobe Clip, enquanto o S8 demorou mais de 4 minutos.

Câmeras

Aqui ambos estão próximos um do outro, mas o iPhone 8 é claramente o novo detentor da melhor câmera. Tanto o iPhone 8 como o 8 Plus se beneficiaram de um sensor mais rápido e maior que sua versão anterior, mas apenas a versão Plus conta com sistema de câmeras duplas, o que permite zoom óptico de até 2x e modo retrato com desfiguração de fundo.

A seguir uma pequena comparação mostra que o sensor da Apple é capaz de tornar as fotos mais iluminadas e brilhantes.

Flor Comparação Câmera

Nesta flor, por exemplo, a foto registrada pelo S8 parece contar com menos detalhes, enquanto a tomada pelo iPhone oferece cores mais vibrantes.

Teste Câmera Escuro

Em pouca luz, o Galaxy S8 iguala a pontuação graças ao sensor ƒ/1.7, deixando suas imagens mais claras e detalhadas do que o sensor ƒ/1.8 do iPhone.

Teste Câmera Flash

Pena o S8 jogar todo seu trabalho fora quando existe a necessidade de utilizar o flash, que acaba alterando as cores e deixando-as mais “artificiais”.

Características Especiais

O Galaxy S8 e S8+ permite que você execute duas aplicações lado a lado, graças ao recurso Multiwindow. Outro destaque é sua assistente pessoal Bixby, que permite realizar inúmeras tarefas apenas com o comando da sua voz, além do acessório GearVR, que permite experimentar jogos, filmes e aplicativos em Realidade Virtual.

O iPhone 8 e 8 Plus não oferecem muitos recursos especiais, exceto pelas novidades que integram a chegada do iOS 11, como editar fotos ao vivo, enviar dinheiro através do Messenger, entre outras.

Vida útil da bateria

Bateria iPhone 8

Em um teste realizado com ambos os 4 aparelhos, os dispositivos foram colocados em modo navegação através da rede 4G LTE com 150 nits de luminosidade. O iPhone 8 e o iPhone 8 Plus duraram 9 horas e 54 minutos e 11 horas e 16 minutos, respectivamente.
O Galaxy S8 e S8+ duraram até 10 horas e 39 minutos e 11 horas e 4 minutos, respectivamente. Assim, a versão flat do S8 durou muito mais do que a versão normal do iPhone, algo que foi completamente invertido quando as versões “Plus” foram testadas.

Conclusão

Como se pode perceber, ambos são excelentes em pontos diversos. O que um deixa a desejar em determinada área, o outro supera as expectativas, fazendo com que ambos estejam no topo da lista dos melhores smartphones.

Porém, para nós, a vitória é dada ao Galaxy S8 por alguns motivos: a tela é maior, garantindo melhor e mais rica visualização, algo que é complementado por uma estrutura revolucionária e premium. Já o painel chato do iPhone 8 de 4.7 polegadas parece pequeno, antiquado e defasado perante o atual cenário.

O iPhone 8 Plus compensa tudo isso com seu sistema de câmeras duplas e um desempenho mais ágil que ambos os S8. Em compensação o poderio agregado ao S8+ é, de longe, mais do que necessário para 90% dos usuários, além de contar com display de 6.2 polegadas e autonomia de bateria que não deixa na mão.

Em outras palavras, são grandes exemplos do poder científico-tecnológico que estamos alcançando, cada um com suas vantagens e desvantagens, as quais não desmerecem nenhum dos candidatos avaliados. O que vale é a eficiência dos dispositivos dentro das áreas requeridas pelo usuário, algo que varia de pessoa para pessoa e de telefone para telefone.

Fonte(s): Google, GSMArena, TecnhoBuffalo e AndroidPit.

Gostou do produto? Aproveite!

principal s8 gray

Comentários