Um Smartphone 100% Google, será o fim do Nexus?

Imagem do autor Marilei Pessatti
Marilei Pessatti
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
12/11/2015 974 visualizações comentarios

Há rumores por aí de que o alto escalão Google voltou a debater o programa Android Silver e a possibilidade de fabricar um telefone Android a partir do zero. Se a ideia se concretizar pode ser o fim da linha Nexus, pelo menos na formato atual.


Android Silver Hero

Os aparelhos Nexus, apesar de não figurarem entre os mais vendidos, são sempre espelhos para as fabricantes de celulares Android. E até o momento, com a marca detida pelo Google, mas fabricada por empresas parceiras, e com a detenção do software pelo Google, os aparelhos têm atendido à diretriz da gigante america: fornecer a forma “pura” do sistema operacional para seus usuários e disponibilizar as atualizações de forma rápida.

Apesar de apenas uma discussão inicial, o debate encabeçado pelo vice-presidente sênior do Google Android, Hiroshi Lockheimer faz todo o sentido, já que o Google, com a fabricação de um smartphone próprio, passaria ao controle absoluto tanto do software quanto do hardware.

Mesmo não confirmando oficialmente, o boato tem forte fundamentação. Além de um relatório vazado no final do ano passado, durante uma apresentação aos funcionários da empresa americana, os Googlers, a empresa vem recrutando arquitetos de chips.  

E se for mesmo verdade?

Caso o rumor se concretize, o Google entrará em concorrência direta com as líderes do mercado mobile tendo um grande trunfo, o combate e o controle da fragmentação do Android. Mas como é bastante improvável que o sistema operacional deixe de ser fornecido a outros fabricantes, existe o risco de que um smartphone da Google, seja apenas um smartphone da Google, mais um aparelho Android entre 25 mil outros já produzidos pelas cerca de 1,3 mil fabricantes atuantes no mercado mundial.

Fonte(s): The InformationAndroid Police e Business Insider.

Comentários