Smartphone desmontável do Google. Quando?

Imagem do autor Jackson Bagatoli
Jackson Bagatoli
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
19/08/2015 1.411 visualizações comentarios

Bom, podemos começar falando um pouco sobre o projeto em si, que é chamado de Projeto Ara. Uma iniciativa do Google para fabricar telefones modulares, ou seja, que aceitem blocos de hardware em sua estrutura.

Smartphone desmontável do Google. Quando?

O conceito é relativamente simples. Há um módulo maior que possui pequenos espaços para a acoplagem de módulos diversos, com funcionalidades diversas e possivelmente de empresas diversas. É como se fosse um quebra-cabeças, só que muito mais divertido.

Alguns dos desafios são fabricar componentes pequenos o suficiente e potentes o suficiente para chamar a atenção das pessoas, e mesmo assim manter níveis de bateria aceitáveis e características atrativas.

Alguns propósitos estão por trás do Projeto Ara, um deles é a facilidade em trocar funcionalidades do seu dispositivo sem necessariamente trocar o aparelho inteiro. Você estava contente com a 3G, apenas gostaria de uma câmera um pouco melhor, ou uma câmera de visão noturna, ou sei lá, mais memória RAM. Isto seria possível com o smartphone do Projeto Ara. Tire um bloco, encaixe o outro. Simples assim.

Esta facilidade automaticamente leva a uma menor produção de lixo eletrônico, pois você só descarta o que realmente não interessa mais. Fica com o resto.

Um projeto muito parecido e que também está em andamento a todo vapor é o Phonebloks, uma iniciativa de um jovem quer criou um vídeo e um site com hospedagem não muito potente e que viralizou. Isto ocasionou o interesse de uma horda de investidores, parceiros e pessoas em geral querendo ajudar e colaborar.

Chegada adiada

Já era sabido que os testes com smartphones modulares do Google começariam neste ano (2015) em Porto Rico, porém, o projeto foi adiado para 2016 pois houveram muitas “iterações” e estão procurando novas localidades nos Estados Unidos. Mas o Google não disse um completo NÃO para Porto Rico.

Pelo menos sabemos que o projeto continua! O pessoal do Projeto Ara continua postando suas evoluções e conquistas no Twitter, e também onde foi postada a notícia do adiamento, que veio até mesmo com um reconhecimento de atraso com a hashtag #YesWeAreLate (#SimNósEstamosAtrasados). 

Twitter Nós Estamos Atrasados Projeto Ara

As “deixas” da divisão ATAP do Google querem dizer que o projeto está tendo mais problemas do que o esperado, mas que não desistiram. Até porque, em maio deste ano, o Google mostrou aos participantes da Google I/O um protótipo funcional que agradou a todos.

Um aparelho promissor para o futuro, mas claramente que não é para todos, sendo que tem alguns pontos fracos em relação a smartphones da maneira como são hoje. Só o futuro dirá como o mercado vai se comportar em frente a estas inovações. 

Eu compraria um, com certeza. E você? Gostaria de poder trocar os módulos e personalizar completamente seu smartphone?

Comentários