Quando números falam mais alto: conheça os smartphones com as melhores especificações

Imagem do autor Vinicius Censi
Vinicius Censi
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
26/07/2017 568 visualizações comentarios

Você provavelmente você já deve ter tido algumas curiosidades peculiares referente a smartphones, como: o aparelho com maior velocidade de processamento, a melhor câmera ou o melhor dispositivo em um aspecto geral, considerando seu todo. Eu, juntamente com todos colaboradores da Cissa Magazine, também sou instigado por números e adoro estar por cima quando o assunto é descobrir os melhores aspectos que fazem de um aparelho um produto especial.

Hoje, ao iniciar meus trabalhos rotineiros, me deparei com uma matéria sobre a maior foto já registrada do mundo, o que me levou a questionar quais seriam os aparelhos mais potentes dentro de áreas específicas, considerando apenas um único fator. Na hora de comprar um dispositivo para uso pessoal ou profissional, é lógico que não levamos em consideração apenas um aspecto, mas sim seu todo.

Deste modo, resolvi criar esta matéria e compartilhar com todos quais são, até o momento atual, as características mais altas e imponentes já vistas em smartphones atuais. Porém, para que esta matéria fosse realmente interessante, foi necessário incluir produtos que o mercado brasileiro ainda não possui ou que nunca irá possuir, pois os dispositivos que aqui chegam acabam por ser defasados em comparação ao mercado mundial.

Sem mais delongas, vamos conferir esta lista pra lá de peculiar.

A MAIOR CAPACIDADE DE BATERIA

Nos dias atuais, um dos pontos mais criticados e debatidos quando o assunto é smartphone, diz respeito a capacidade de bateria. Diante de rotinas cada vez mais puxadas e exigentes, os usuários têm requisitado e procurado por aparelhos com grande capacidade de bateria ou, ao menos, um dispositivo que consiga proporcionar a autonomia necessária para enfrentar as necessidades cotidianas.

Um dos modelos que tem agradado até o momento é o LG X Power, com incríveis 4.000 mAh de capacidade. Porém, este valor está bem longe de ser o atual número um do ranking do aparelho com maior capacidade de bateria.

O número um deste quesito vai para o Gionee M2017, com nada menos que 7.000 mAh de bateria! Com tamanha robustez é permitido ao usuário conversar ininterruptamente por até 32 horas ou, então, assistir a nada menos que 26 horas de vídeo sem parar. Chega a dar medo de esquecer que um dia ele irá precisar de carga.

Bateria Gionee M2017

E você se enganaria se achasse ser este seu único ponto de destaque. Comparado aos aparelhos que chegam ao Brasil, ele é um legítimo premium e até que é compreensível o fato de não ter vindo a terras tupiniquins. 

Gionee M2017

Sobre seu capô, o elegante Gionne M2017 reserva processador Qualcomm MSM8976 Snapdragon 653 com oito núcleos de potência, sendo 4 núcleos Cortex-A72 de 1.95GHz e outros 4 núcleos  Cortex-A53 de 1.4GHz. Tem 6GB de RAM e uma ‘modesta’ tela de 5.7 polegadas com resolução de 1440p. Se tratando de câmera, conta com um sistema dual com sensores de 12 e 13 megapixels. Para selfies, são 8MP.

MAIOR VELOCIDADE DE PROCESSAMENTO

Com os smartphones realizando cada vez mais funções e atribuindo inúmeras facilidades a nossa rotina, se torna mais do que necessário contar com aparelhos de alta velocidade, capazes de realizar inúmeras tarefas sem fazer com que o usuário tenha que esperar ou enfrentar dificuldades relacionadas a desempenho.

Atualmente, encontrar processadores de 8 núcleos passou de ser algo inusitado, estando presente na maioria dos aparelhos topo de linha, como é o caso do Samsung Galaxy S8, com CPU Octa-core (2.3GHz Quad + 1.7GHz Quad). Porém, o número um está a alguns passos frente a concorrência e praticamente decola com tamanho poderio, fazendo jus ao seu nome: Vernee Apollo Lite.

Vernee Apollo Lite

Este aparelho revela um processador de 10 núcleos com capacidades astronômicas. Seu chipset é um MediaTek MT6797 Helio X20 de 64 bit Deca-Core com clock máximo de 2.5 GHz. Muitos que leem isso podem se assustar, pois ele conta com quase mais potência que muitos sistemas de computadores.

Talvez você até já tenha encontrado outros aparelhos com a mesma quantidade de núcleos, pois esse é o próximo passo da tecnologia. Em contrapartida, a frequência, em conjunto de uma arquitetura bem construída concedem a ele o título de o dispositivo com o processador mais veloz da atualidade.

Vale deixar claro que a velocidade do processador é bem diferente de considerar o desempenho inteiro do produto. Às vezes ele pode ter a CPU mais insana, em contrapartida, o restante das características ser um empecilho frente a seu máximo proveito.

Entre seus demais destaques, podemos citar, tela de 5.5 polegadas com resolução de 1080p, 4GB de memória RAM, câmera traseira de 16MP e uma modesta bateria de 3.180 mAh de autonomia. 

MAIOR DENSIDADE DE PIXELS

Enxergar os conteúdos reproduzidos pelo smartphone com clareza e riqueza em detalhes depende de muitos fatores, entre os principais está a densidade de pixels. É graças a ela que podemos, ou não, enxergar pixels serrilhados e presenciar uma determinada cena repleta de detalhes. Em uma conclusão bem resumida, quanto mais próximos forem os pixels (densidade), maior será a qualidade da imagem.

PPI Exemplo

E diante de um mundo repleto de entretenimento, fica difícil assistir algum filme ou visualizar seus conteúdos multimídia frente a uma tela defasada que limite sua experiência. Em aparelhos topo de linha, como o caso do LG G6, encontramos nada menos que aproximados 564 pixels por polegada, um valor altíssimo e, até mesmo, desnecessário, visto que os olhos humanos possuem uma capacidade de percepção limitada em torno dos 300 ppi.

Mas já que estamos falando dos aparelhos mais inusitados e peculiares, conheça o Sony Xperia Z5 Premium Dual, um aparelho com tela de 5.5 polegadas que conta com nada mais, nada menos, que 806 pixels por polegadas. É isso que dá uma das maiores fabricantes de televisores da atualidade entrar no ramo de telefonia móvel.

Sony Xperia Z5 Premium

Entre os demais destaques do dispositivo, vem com 23MP na câmera principal, 3GB de memória RAM, processador Octa-Core de 2.0GHz e resolução quatro vezes superior à full HD, denominada UltraK.

MAIOR TAMANHO DE TELA

Este é, talvez, um dos pontos mais interessantes na hora de avaliar um aparelho. Com tantas opções de tamanho disponíveis no mercado, elas vão variar de acordo com as necessidades e finalidades do usuário. Para aqueles que trabalham com documentos e planilhas, por exemplo, um display grande é super recomendado, como é o caso do Galaxy S8 Plus, com 6.2 polegadas, facilitando - e muito - suas ações diante destas atividades.

Porém, a versão plus de muitos aparelhos não está nem próxima do aparelho com a maior tela até os dias atuais. O grande vencedor desta categoria é o Samsung Galaxy J Max, com absurdas 7 polegadas que totalizam aproximados 17.78 centímetros: um verdadeiro phablet que fica do lado de fora de muitos bolsos.

Galaxy J Max

O lado irônico deste aparelho é que de “Max” ele só tem a tela, pois em todos os demais atributos ele deixa a desejar: resolução de 1280 x 800p e míseros 216 ppi. Sua bateria, apesar de conter 4.000 mAh, não deve ser o suficiente para alimentar seu display durante um dia de longas exigências. E nem adianta exigir muito, pois conta com processador Quad-Core de 1.5GHz, 1.5GB de memória RAM, câmera traseira de 8MP, 8GB de memória e só. O restante nem vale a pena ser citado.

MAIOR MEGAPIXELS DA CÂMERA TRASEIRA

Quem nos dias atuais que não gosta ou fica sem tirar fotos por mais de um dia? As câmeras estão dominando o cenário e isso não é de agora, pois, através delas, conseguimos capturar o real sentimento e a essência de cada momento, valendo muito mais do que meras explicações e palavras jogadas ao vento.

Na hora de escolher o smartphone com a maior quantidade de megapixels, são inúmeras as possibilidades. Entre os destaques do momento, poderíamos facilmente citar o Sony Xperia Z5, com surpreendentes 23MP de potência na câmera principal. Pena que ele ainda está bem longe, ou melhor, na metade do caminho, quando comparado ao atual número um desta categoria.

Com exatos 41MP de potência, o pra lá de “estranho” Nokia 808 Pureview marca sua presença no topo do ranking com uma folga que aparenta estar longe de ser batida.

Nokia 808 PureView

Quando o assunto são fotos, este carinha é pra lá de sensacional, e confesso ter sentido uma grande vontade de comprá-lo para aplicar nesta finalidade que, pelo visto, é seu único destaque em potencial.

Foto Registrada pelo Nokia 808 PureView

Com um design pra lá de inconveniente, o Nokia 808 traz entre suas especificações técnicas, 1.400 mAh de bateria, processador Single-Core de 1.3GHz, 184 ppi, tela de 4 polegadas, 0.5GB de memória RAM e câmera frontal de 0.3MP. 

Pelo visto, esse é um aparelho com uma proposta bem inusitada, perfeito para quem busca um aparelho simples, destinado a ligações, e, ao mesmo tempo, uma câmera fotográfica profissional.

MAIOR MEMÓRIA RAM

Assim como ocorre no mundo da informática, quanto maior o valor de memória RAM disponível, mais ágil será o sistema. Neste caso, é importante salientar que estamos tratando somente o cume de RAM e não do desempenho em geral do smartphone, que poderia deixar a desejar e ficar longe das primeiras colocações.

Se para você 3GB de memória RAM já são o bastante, como é o caso do Samsung Galaxy J7 Prime, então o que pensaria a respeito de 8GB? Sonho? Não, isso existe! E muitos usuários já estão se beneficiando com tamanha capacidade de desempenho.

Este é o ZTE Nubia Z17, dispositivo recém-lançado e que já está batendo recordes de venda mundo afora. Anunciado no dia 6 de junho, teve seu estoque inteiro esgotado em meros 51 segundos. Ao que me parece, ou ele é um baita smartphone, ou a equipe de marketing é muito apelona.

ZTE Nubia Z17

Porém, este não é mais um daqueles smartphones que se destacam em um ponto e deixam o restante a desejar - pelo contrário. O dispositivo traz consigo tela IPS de 5.5 polegadas com resolução Full HD, chipset Qualcomm Snapdragon 835, CPU Kryo 280 Octa-Core de até 2.35GHz, câmera traseira dupla de 12MP + 12MP, frontal de 16MP, leitor de impressões digitais e muito mais.

MEGAPIXELS DA CÂMERA FRONTAL

Assim que as selfies começaram a se popularizar, não demorou muito para que surgissem as inovadoras câmeras frontais, responsáveis por agilizar e tornar essa tarefa ainda mais prática. A princípio, as câmeras traseiras sempre receberam maior importância, mas o cenário tem pendido para ambos os lados, gerando, aos poucos, um equilíbrio natural entre ambos os sensores.

Atualmente, já não é mais surpresa encontrar câmeras com valores superiores à 8MP, como é o caso do Samsung Galaxy A7 2017, com ambos os sensores chegando a 16MP.

Porém, esse ainda não é o número mais alto já encontrado nos smartphones atuais. A Vivo, uma fabricante de smartphones chinesa, anunciou, no dia 15 de novembro do ano passado, o chamado Vivo V5, um aparelho nada “estranho”, assim digamos, por contar com um visual bem parecido aos renomados aparelhos da maçã.

Apesar das críticas, ele conta com um hardware modesto, se destacando de longe por contar com uma poderosa câmera frontal de 20MP! Além disso, apresenta tela de 5.5 polegadas, 4GB de memória RAM, processador ARM Cortex-A53 com frequência de 1.5GHz, câmera traseira de 13MP e bateria de 3.000 mAh.

BÔNUS

Os aparelhos até aqui citados não possuem absolutamente nada de anormal. Apesar de conter uma ou outra característica que impressiona, nenhum deles traz consigo uma verdadeira novidade, algo pra lá de inusitado que os difere dos demais aparelhos do mercado.

Por isso, separei alguns bônus para que vai conheça alguns aparelhos com potenciais pra lá de peculiares, com alguns chegando a ser substitudo de ferramentas.

SMARTPHONE DE DUAS TELAS

Olhando o título, nada de estranho um aparelho contar com duas telas. Atualmente, a LG é dona de aparelhos como esse, destaque para o modelo X Screen, que apresenta display de 4,93 polegadas com uma secundária de 1,76 polegadas. 

Porém, o campeão para essa categoria é o YotaPhone, uma inspiração que mescla possibilidades futuristas com uma pitada de estranheza. Mas sempre que vemos algo do tipo, perguntamos: “Por quê?” Apesar de parecer estranho, existe um conceito bem inteligente por trás disso. A tela traseira do aparelho usa a mesma tecnologia de e-readers como o Kindle, da Amazon, denominada e-ink. Quando em atuação, este recurso acaba consumindo minimamente a bateria do aparelho, mesmo quando permanentemente ligada. Ainda utilizando o Kindle como exemplo, o mesmo facilmente ultrapassa semanas ligado sem precisar efetuar recargas.

YotaPhone Duas Telas

Em outras palavras, a segunda tela poderia ser utilizada para exibir informações de fácil acesso ao usuário, dispensando a necessidade de ficar desbloqueando o aparelho e sua tela principal a cada nova notificação.

SMARTPHONE INVIOLÁVEL

Todos já devem ter visto em filmes ou até mesmo imaginado um aparelho que tivesse capacidades invioláveis, tanto no quesito de informações como, principalmente, físico, estrutural.

O Turing Phone é esse cara e ele foi projetado para ser ultrasseguro, garantindo comunicações criptografadas e o máximo em segurança de dados possível. No entanto, o grande destaque vai para seu projeto de construção, onde foi utilizado um material mais resistente que o aço para assegurar que nada, em absoluto, destrua o aparelho e suas informações ultra-secretas.

Touring Phone

Como se isso não bastasse, seu design é cheio de ângulos e você não encontra nenhum tipo de porta por onde algum cabo possa se conectar, nem mesmo um mini-USB. Essa decisão foi tomada para impedir que o aparelho pudesse ser hackeado. Em seu lugar, uma entrada proprietária para um carregador magnético, dispensando a possibilidade de troca de dados.

SMARTPHONE MARTELO

Se você já se impressionou com as capacidades de resistir a impactos e demais avarias que o Moto X Force possui, então se prepare para conhecer o Oukitel K4000 Pro, um aparelho chinês que vai superar qualquer expectativa em relação a resistência.

Ao invés de descrever a tecnologia, nada melhor que vê-la em ação, dispensando demais comentários. Veja e aprenda a manusear um martelo, digo, um smartphone.

Essa foi a nossa lista dos smartphones com as melhores características e recursos da atualidade. Caso você conheça algum novo pretendente que pudesse enriquecer e deixar nossa matéria ainda mais completa, basta citá-lo nos comentários abaixo. Será um prazer ter sua participação por aqui!

Fonte(s): Google, Versus.

Comentários