O smartwatch da Samsung que traz esperança: Gear S2

Imagem do autor Jackson Bagatoli
Jackson Bagatoli
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
08/09/2015 3.881 visualizações comentarios

A Samsung entrou com bastante força no mercado de smartwatches com a chegada do Gear em 2013, o aparelho já vinha carregado de boas características que atraiam o público. Porém, não foi o suficiente com o surgimento de outros concorrentes de peso no mundo de smartwatches, vieram os LG, as centenas de relógios para saúde e o detonador Apple Watch. 

O smartwatch da Samsung que traz esperança: Gear S2

Em agosto a Samsung se pronunciou revelando que teria lançamento de um smartwatch na feira IFA em setembro, e eis seu novo smartwatch: Galaxy Gear S2.

Samsung Watch Gear S2

Arredondado, como um relógio deveria ser

Não foi fácil para a Samsung se estabelecer no mundo dos smartwatches talvez principalmente pela dificuldade em entender o que as pessoas realmente queriam de um smartwatch. As primeiras tentativas eram com designs mais quadrados, muito hi-tech e que destoam do entorno pois chamam muita atenção, como foi o caso do Gear S com uma tela enorme de 2 polegadas que cobria praticamente o pulso inteiro. As pessoas querem o mais normal e cotidiano possível. Isto vem no Gear S2 com uma tela completamente redonda, como um relógio normal.

Na verdade, diferentemente de qualquer outro smartwatch até agora, o Gear S2 tem o mesmo tamanho e peso de um relógio comum. Também funciona como um relógio por mostrar ao hora todo o tempo. Isto era esperado de algum smartwatch, fazer pelo menos tudo o que um normal faz, e é o que o Gear S2. O real trunfo do aparelho é realmente ter tudo de um relógio, não ser uma jóia tecnológica como o Apple Watch ou um monstro robusto como os Pebble e os que rodam Android Wear.

Sistema: Tizen OS

O sistema neste pequeno dispositivo é o Tizen, um sistema open-source que vem forte em investimentos para dispositivos móveis. Por ser baseado em Linux, é muito flexível e pode ser utilizado em uma variedade enorme de dispositivos como TVs, tablets, smart câmeras, etc.

Nesta versão do smartwatch, vários problemas do sistema foram resolvidos, como a incompatibilidade com aparelhos que não fossem Samsung. Agora ele é compatível com qualquer aparelho que possua 1.5 GB ou mais de RAM e Android 4.4 ou superior, e também funciona com o sistema iOS.

A Samsung havia liberado para desenvolvedores com alguma antecedência os parâmetros para desenvolvimento, assim uma quantidade já satisfatória de aplicativos poderão ser utilizados no aparelho, em conjunto com a linda borda rotativa do aparelho que dá um toque especial à navegação.

Samsung Gear S2

Especificações

O smartwatch Gear S2 vem em algumas versões diferenciadas:

Duas versões dos modelos preto e branco com Bluetooth que medem 42.3 x 49.8 x 11.4 mm, e uma versão clássica mais masculina também com Bluetooth que mede 39.9 x 43.6 x 11.4 mm. 

Já outras duas versões fazem uso da rede 3G e podem ser utilizadas independentemente do smartphone e medem 44.0 x 51.8 x 13.4 mm.

A tela dos pequeninos possui 1.2”, inteiramente circular e com tecnologia sAMOLED. Também ganha destaque a resolução de 360 x 360 com densidade de 302 pixels por polegada. 

O aparelho conta com 512MB de memória RAM que fazem o sistema rodar com máxima fluidez. É resistente a água, como esperado em um smartwatch, assim você pode tomar banho e ficar de olho nas notificações das redes sociais sem problemas e sem o risco de molhar seu smartphone. Os sensores incluídos no aparelho são modernos e agregam bastante valor a ele, como acelerômetro, giroscópio, monitor de batimentos cardíacos, Ambient Light e também GPS (em versões 3G). Os modelos possuem também WiFi para conexão independente de smartphones e NFC para pagamentos com Samsung Pay.

Relógio Samsung Gear 2

Está aí um relógio inteligente completamente diferenciado e que não parecerá um alienígena em seu pulso, com um interior completamente tecnológico e funcional.

Você pretende entrar na onda de smartwatches? E se antes não estava afim, com o lançamento do Gear S2 algo mudou?

Comentários