Saiba tudo sobre a tecnologia IPS

Imagem do autor Carla Valle
Carla Valle
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
05/06/2015 2.366 visualizações comentarios

Você sabe o que é ou para que serve a tecnologia IPS (In-Plane Switching)?

Inicialmente, podemos dizer que se trata de umas das melhores adaptações visuais de alta qualidade para televisores, monitores e mais algumas telas em específico. Sem dúvida, os monitores e demais aparelhos de reprodução visual devem estar sempre apostos para todos os avanços tecnológicos possíveis, pois esta experiência visual é o que irá agregar um dos maiores índices de procura dos consumidores em relação a um bom aparelho tecnológico.

Pensando nisso, criou-se então a tecnologia IPS – considerada um avanço dos monitores LCD que conhecemos hoje em dia.

Tecnologia IPS

Se interessou? Então continue acompanhando nosso conteúdo e tire todas as suas dúvidas referentes a esta tecnologia inovadora. Você com certeza irá se surpreender.

Tecnologia LCD x Tecnologia IPS: Entenda a diferença

Podemos começar com um assunto que interessa a todos, a economia. Veja a seguir de que forma esta tecnologia se torna mais barata mantendo toda sua qualidade.

A tecnologia LCD emite um tipo de luz traseira (backlight), que tem por função iluminar todo o painel de imagem, basta que você aperte levemente com um de seus dedos no monitor de LCD para saber do que estamos falando.

Para a reprodução de imagem, os cristais deste LCD se movem conforme a cena que esta sendo reproduzida, bloqueando ou liberando estas luzes, gerando então a imagem final.

Já no painel IPS, ocorrem dois diferenciais.

  • Transistores: utiliza uma quantidade menor de transistores para gerar a mesma quantidade de energia que um painel LCD, e com a redução deste número de transistores consequentemente você terá uma redução no consumo energético. Bingo! Agora está explicado, simples, não é? O que mais se poderia querer se não os melhores e mais impactantes visuais com um detalhe econômico que faz toda a diferença?
  • Backlight: neste caso temos os backlight ou luzes traseiras conforme mencionado acima, muito mais inteligentes e capacitados. As luzes se ajustam de maneira mais dinâmica e automática conforme a imagem que está sendo exibida. Por exemplo, cenas muitos escuras como filmes ou séries ganham um ajuste de menor intensidade, agregando economia de uso e maior nitidez de imagem.

Resumindo, podemos afirmar que a tecnologia IPS tem sua diferença mais evidente nos cristais líquidos, que funcionam de forma muito mais inteligente e bem elaborada.

Ao contrário das telas comuns de LCD que tem seu cristal alinhado na vertical, o painel IPS é alinhado de forma horizontal, permitindo uma taxa de atualização de até 240 Hz a mais que os painéis comuns.

Ok! Mas o que significa isto?

Simplificando, o “Hz”, neste caso 240 Hz, é o número de vezes por segundo que esta imagem será renovada em sua tela, é o que irá garantir a melhor reprodução e resposta rápida para o seu monitor.

Então, se tratando de 240 Hz, um número realmente superior e muito considerável em relação aos monitores comuns de LCD, você terá a melhor qualidade de reprodução que espera em suas telas, com uma imagem maravilhosa.

Mas e quanto ao ângulo? Pois bem, ele funciona com a seguinte intenção, evitar mudança de direção das ondas (refração) e garantir cores vivas e consistentes que não sejam alteradas de nenhum ângulo de visão. Para facilitar seu entendimento, é a melhor imagem com as melhores cores, sem interrupções, perdas ou imagens retorcidas de qualquer ângulo que se esteja olhando. Estas alterações angulares podem chegar até 178 graus de visão contra cerca de 160 dos painéis de LCD.

Marcas que fazem uso da tecnologia IPS

Podemos descrever algumas das famosas empresas que utilizam este método inovador e tecnológico, pois como sabemos, algumas pessoas são fãs incondicionais de marcas específicas e querem estar sempre a par de todas as novidades que as rodeiam.

Uma das mais conhecidas e que claramente está sempre inovando em todos os aspectos tecnológicos é a LG. Recentemente é uma das marcas que tem utilizado constantemente este sistema maravilho e econômico em seus monitores de altíssima qualidade. Outra marca conhecida que também o utiliza há algum tempo é a Panasonic. Mas com certeza com todas estas inovações e com o andar da carruagem, logo ouviremos falar de muitas outras marcas adotando este método revolucionário.

Mas, como saberei se um produto desta marca possui a tecnologia IPS?

As técnicas são simples, a maioria apresentará esta característica em suas especificações técnica, mas caso você não a tenha em mãos, poderá testar a existência do painel através dos ângulos de visão mencionados anteriormente. Sua imagem deverá ter o máximo de nitidez permitida pela angulação de 178 graus proposta. Faça o teste, tente ficar de pé ao lado do seu monitor para testar a nitidez da imagem, será uma experiência super divertida!

Ela está presente apenas em televisores?

Você encontra esta tecnologia em Tablets e em alguns dos melhores celulares da atualidade.  Mesmo que não tenhamos ouvido falar dessa tecnologia, preparem-se, porque logo logo ela estará presente na maioria dos seus aparelhos digitais, garantindo as melhores e mais baratas reproduções dos seus conteúdos.

E quanto ao valor?

Será que este recurso irá agregar maior valor à compra? A resposta para esta pergunta é não! Por se tratar de uma tecnologia ecológica, além de econômica, ela consegue ser apresentada ao mercado com preços que batem de frente com a concorrência, incluindo é claro todas as vantagens que já citamos acima.

Agora você já sabe, antes de comprar seu Tablet, TV ou monitor, pesquise e comprove se ele possui a tecnologia IPS, sua eficácia é garantida e traz benefícios vantajosos, além de toda a diversão que você pode ter, com alta tecnologia e perfeição visual. 

Comentários