Entenda como a tecnologia está mudando o nosso dia a dia

Imagem do autor Jackson Bagatoli
Jackson Bagatoli
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
30/11/2015 1.549 visualizações comentarios

É comum vermos evoluções a todo o momento, e às vezes até mesmo nos perguntamos se são realmente grandes evoluções.

Será que não existem mais grandes descobertas ou o mundo se tornou tão dissolvido e as pessoas tão mais proativas que nós já descobrimos tudo tão precocemente que as descobertas já não nos assustam tanto?

Filosofias à parte, o mundo da tecnologia é onde há uma evolução mais exponencial e visível, até porque o mundo tecnológico e conectado é um adolescente — humanamente falando.

Trazemos para você algumas da inovações extremamente práticas e com alta chance de sucesso e popularização!

Fim do supermercado como conhecemos

Amazon Dash

Não com o Amazon Dash, um pequeno botãozinho desenvolvido pela empresa norteamericana que ajuda donas e donos de casa das terras do tio Sam a reporem o que está faltando em suas residências. Com o pressionar de um botão por produto, você faz o pedido de produtos específicos sem sair de casa.

Até porque você não iria ao supermercado escolher ou garimpar, você já sabia o que iria escolher.

O botão chamado Tide está sendo uma mão na roda para lá, e pode um dia ser aqui também. Seja por um botãozinho ou pelo smartphone!

Aqui no Brasil já existem algumas iniciativas brotando neste sentido, porém, nada muito avançado ainda. O que temos são comparadores de preços de supermercados e em alguns você pode escolher os produtos e eles são entregues em casa, como acontece em pequena escala com o Mercode.

Fim da TV como conhecemos

Netflix

É difícil ver a cena cômica (mas que na época era trágica) de alguém colocando esponja de aço na antena da TV para sintonizar no SBT ou na Globo. O sistema de televisão evoluiu, as antenas evoluíram...Mas mais importantemente, a internet de banda larga surgiu e se popularizou!

Serviços de streaming que antes eram para poucos por conta das limitações da internet brasileira agora são possíveis na grande maioria das conexões, portanto as novas formas de entretenimento se dão por conta de Youtube, Netflix e outros tantos serviços disponíveis.

O fim das pesquisas como conhecemos

Amazon Echo

Enquanto alguns argumentam que a tecnologia faz com que as pessoas interajam menos com pessoas e mais com dispositivos diversos, alguns avanços permitem que as pessoas continuem suas vidas normalmente e interajam com ferramentas online ao mesmo tempo.

Esta característica é facilmente observada no dispositivo Echo também da Amazon.

O aparelho possui microfones potentes e continuamente ativos que ouvem a voz humana em tom e volume normais. Assim você pode verificar a receita que está tentando fazer na cozinha, pedir para o Echo encontrar a receita online e ele falará os ingredientes e modo de preparo.

Assistentes como Google Now, Cortana da Microsoft e a querida Siri da Apple trabalham muito bem neste sentido já, mas ainda falta multifuncionalidade, falta senso de presença e utilidade.

O smartphone já é um dispositivo tão intuitivo e maleável que muitas vezes as assistentes se tornam um empecilho a mais.

O fim dos pagamentos como conhecemos

Tecnologia Pagamento NFC

Já faz algum tempo que os pagamentos têm mudado a forma como acontecem. Os cheques estão há algum tempo no passado, sendo utilizados em casos mais restritos ou negócios de longo prazo. Dinheiro vivo carrega consigo problemas de segurança e praticidade, sendo que não possuem nenhuma ligação com seu proprietário. Cartões são o meio de pagamento possivelmente mais utilizado do planeta — ainda.

Em um mundo onde é extremamente comum possuir um smartphone, a era do pagamento por meio de dispositivos móveis parece estar próxima.

E não só por smartphones como também via smartwatches, desde que possuam tecnologia NFC (Near Field Communication), pois assim traz o fator de proximidade física entre a máquina de pagamento e o aparelho.

Nesta modalidade, temos o Apple Pay, serviço já bem conhecido, além do Samsung Pay e mais recentemente Android Pay.

O fim dos taxis como conhecemos

Fim dos Taxis

Quem mora no Brasil e está antenado nas grandes discussões do mundo da tecnologia sabe a confusão grande que houve entre governo, população e certos aplicativos como Uber, Netflix e WhatsApp.

O Uber principalmente por ir de encontro a uma classe forte e unida, a de taxistas. O Uber oferece uma alternativa segura, mais barata e confortável aos usuários. Como se fosse uma carona paga, e cujo principal concorrente é o Lyft. Mas ainda em um cenário mais alternativo, o Bla Bla Car, uma empresa francesa e que faz sucesso em toda a Europa agora em terras brasileiras, traz para mais perto dos usuários comuns as caronas.

O fim do 3D como conhecemos

Impressora 3D

Também temos o fim do 3D como conhecemos que agora conta inclusive com impressoras 3D que podem imprimir quase tudo o que lhe for comandado com uma incrível riqueza de detalhes. Preocupam até mesmo as autoridades por seu grande potencial de uso por pessoas de má fé que poderiam, com as tecnologias necessárias, imprimir até mesmo armas… dependendo obviamente do vazamento de modelagens 3D complexas e guardadas às 7 chaves (ou senhas).

Vimos na frente dos nossos olhos a evolução de senhas numéricas e alfanuméricas para as práticas impressões digitais, e sensores cada vez mais precisos e rápidos fazendo com que este realmente seja o método de desbloqueio mais rápido atualmente.

Os smartphones agora são basicamente telefone, lista de compras, televisão, assistente pessoal, ponto de taxi e muito mais.

E só tendem a agregar funcionalidades, sempre ligadas à Internet obviamente. Mas sempre que houver conexão, smartphones serão armas superpotentes para fazer qualquer coisa.

Comentários