O que são telas AMOLED?

Imagem do autor Maicon Paul
Maicon Paul
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
05/06/2015 1.385 visualizações comentarios

Telas AMOLED

O mercado procura estar sempre inovando e para isso investe pesado em novas tecnologias, visando lançar smartphones cada vez mais avançados, potentes e únicos.

As telas AMOLED (Active-Matrix Organic Light-Emitting Diode) foram desenvolvidas para oferecer mais qualidades às telas dos displays dos melhores smartphones, transmitindo conteúdos com maior intensidade de brilho, nitidez, cores vibrantes e melhor discernimento de movimentos.

Ter um dispositivo com esta tecnologia é dispor de um display de maior flexibilidade e de menor espessura, respondendo de forma mais rápida ao toque e proporcionando uma melhor experiência de visualização de imagens.

Como funciona a tecnologia AMOLED?

O significado literal da tecnologia AMOLED trazendo para o português é: Matriz ativa de emissão de luz orgânica por diodos. As telas AMOLED têm como base a antecessora OLED, sendo visivelmente melhorada.

A divisão desta tecnologia no display se sucede da seguinte forma: uma camada de ânodo, uma orgânica, uma de cátodo e, por fim, circuitos. Muito superior pelo seu controle de pixels independente, a tecnologia AMOLED tem a capacidade de ligar e desligar os pixels de maneira ágil e automática, sabendo quando não estão sendo utilizados. Resultando em um processo que contribui com o menor consumo de energia nos smartphones.

Tela normal x Tela AMOLED

Outro ponto da tela AMOLED em relação aos pixels é que cada um emite seu próprio feixe de luz, por meio de uma ativação elétrica, auxiliando novamente no menor consumo da bateria. Basicamente, este display possui uma fina camada de exibição, formada por compostos orgânicos, os quais resultam no eletroluminescente material comandado por transistores que delimitam a função de cada pixel no visor do smartphone. 

Alguns dos últimos lançamentos são equipados com telas AMOLED, pois concede iluminação de até 150% maior que outras versões disponíveis no mercado e contraste 100 vezes superior aos demais. Logo, a visualização de imagens é muito mais profunda e vívida, proporcionando destaque até para os menores detalhes.

A tecnologia AMOLED transmite nitidez mesmo sob forte incidência de luz solar ou imposta a ângulos desfavoráveis.

É importante evidenciar que as telas AMOLED são criação da Samsung.

Para concluir, podemos notar que os smartphones que utilizam as telas AMOLED, consomem menos bateria – que é uma das principais características a serem observadas ao comprar um novo celular. É bom ressaltar também que o ponto crucial nesse visor são as belas cenas reproduzidas, é impossível não se apaixonar por um display que da atenção a cada imagem, com qualidade total de cores, contraste, nitidez e definição. 

Comentários