Android Oreo: Tudo sobre o novo SO do Google

Imagem do autor Cleiton Roberto Sanches
Cleiton Roberto Sanches
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
23/08/2017 1.379 visualizações comentarios

Agora já é oficial, o novo sistema operacional do Google se chamará Android Oreo. A versão 8.0 do SO para smartphones mais utilizado no mundo chegará com diversas funcionalidades, prometendo maior fluidez para os dispositivos móveis.

O nome Oreo já era a principal aposta entre os aficcionados por tecnologia, então a nomenclatura do novo Android não é necessariamente uma grande novidade. Entretanto, o Google também divulgou algumas interessantes novidades que deverão chegar junto com o software.

O Google promete que o Android Oreo seja capaz de oferecer duas vezes mais velocidade de inicialização do que o seu antecessor. E segundo o desenvolvedor, o software também contará com algumas soluções energéticas que resultarão em uma utilização otimizada para o smartphone, poupando mais carga e resultando em mais tempo de utilização do aparelho.

lancamento android 8 oreo

Apesar de já ter revelado o nome do seu próximo Android, o Google ainda não informou uma data certa para o lançamento do seu novo sistema operacional. Entretanto, a empresa já disponibilizou o Android Oreo no chamado Android Open Source Project, que nada mais é do que uma central de dados com o código aberto do Android, para que o usuário crie a sua própria variante do software e personalize o sistema operacional como achar melhor. Muito em breve, o SO do Google também já deve estar presente nos aparelhos Pixel e Next.

De forma gradativa, os aparelhos de outras fabricantes também receberão a versão mais recente do Android, já que o próprio Google está trabalhando para oferecer o seu mais recente sistema operacional para os seus parceiros.

Ao anunciar o seu novo software, o Google também já adiantou algumas novidades que o Android 8 trará para os seus usuários. Ao que tudo indica, o novo sistema operacional trará o aprimoramento de funções já consagradas no Android, além de disponibilizar novas ferramentas que melhorarão ainda mais a utilização do software.

Confira as principais novidades sobre o Android 8 e deixe nos comentários a sua impressão sobre o novo sistema do Google!

Acabou o mistério

No último dia 21, o Google finalmente confirmou que o seu novo sistema operacional se chamará Android Oreo. Esse nome já era dado como certo pelos especialistas no assunto, então quem apostou no nome do doce da Nabisco, certamente ganhou o desafio! :P

Uma curiosidade interessante é que essa é a segunda vez que o Google utiliza o nome de uma marca de doce para nomear o seu software. Anteriormente, a empresa também havia utilizado a nomenclatura KitKat, para denominar o Android em sua versão 4.4.

O Android Oreo promete velocidade dobrada na inicialização e também deve oferecer um consumo cadenciado da bateria. Ou seja, as melhorias e atualizações do software permitirão que o dispositivo móvel opere por mais tempo, consumindo a menor quantidade de carga. Tal característica é o sonho de todos os usuários de dispositivos móveis, então nos resta cruzar os dedos para que essas funcionalidades realmente sejam reais e não uma conversa fiada do Google.

Não há como saber se as promessas de melhorias realmente acontecerão, já o sistema operacional ainda não está disponível para uso geral e nem passou por testes de especialistas. Entretanto, todos estamos na torcida para que realmente o novo software ofereça reais novidades e que esteja disponível para a maior quantidade de smartphones possível.

android 80

Embora o sistema operacional ainda não tenha uma data certa para o seu lançamento, no mesmo dia do seu anúncio, o Google já disponibilizou o Android 8 na plataforma Android Open Source Project. Ou seja, o código aberto do aparelho já estará disponível para os smartphones Pixel e Next.

O Google escolheu um ótimo dia para anunciar o seu novo sistema operacional. No dia 21 de Agosto de 2017 ocorreu um eclipse completo do sol, que pode ser visto com clareza em todo o hemisfério norte do planeta.

Eclipse Android Oreo

Se aproveitando disso, a Google decidiu utilizar o eclipse como um atrativo para o anúncio do seu novo software. Como é possível ver em um vídeo de bastidores, também conseguimos ver a construção de um robô mecânico, para a apresentação que aconteceu no centro de Nova York.

Confira o vídeo dos bastidores:

Quais as principais novidades que chegarão com o Android 8?

Aproveitando o anúncio do seu novo sistema operacional, o Google também anunciou as principais funcionalidades que chegarão com o seu novo sistema operacional. Conheça as principais novidades!

Rápida iniciação: garantir uma rápida iniciação foi um ponto levado a sério pelos engenheiros do Google. A demora na iniciação era um dos principais pontos, que os usuários de Android apontavam algo que não agradava no sistema Google. Mas pelo visto, o Android Oreo estará muito mais rápido e ficará próximo ao seu maior concorrente, o iOS (sistema operacional presente nos iPhones). Segundo o própria Google, o Android 8.0 oferecerá o dobro de velocidade para ligar o smartphone e deixá-lo pronto para ser utilizado.

Função Autocompletar: essa ferramenta já vinha sendo testada a um bom tempo pelos engenheiros do Google. Antes disso, o usuário precisava utilizar gerenciadores de senha como o Dashlane e LastPass para acessar a função de autocompletar para acessar aplicativos ou sites que precisam de login e senha para serem acessados. Agora os desenvolvedores optaram por oferecer essa opção de forma nativa, sem a necessidade de ferramentas externas.

android 8 oreo auto

Picture-in-picture: essa nova funcionalidade é extremamente interessante. A ferramenta picture-in-picture permitirá a você assistir um vídeo ou até mesmo fazer uma chamada com a câmera frontal e poder navegar pelo Android normalmente. Ou seja, será possível realizar mais de uma função ao mesmo tempo e permitir uma série de facilidades. A ferramenta permite que janela do vídeo se sobreponha a tela do smartphone, possibilitando a navegação pelo smartphone de forma de tranquila.

Notificações: o sistema de notificações do Android 8.0 também foi atualizado. Assemelhando-se muito ao iOS, o novo método de notificações do Android Oreo apresentará o chamado ponto de notificação, em que basta pressionar essa área para a visualização das novidades que chegaram seu smartphone. As atualizações permitirão uma utilização diferenciada do celular, pois se o usuário desejar ver as notificações que chegaram sem abrir a guia superior, bastará dar um toque prolongado sobre o ícone do aplicativo que já será possível visualizar todos os detalhes.

Segurança otimizada: a segurança é um quesito extremamente importante para todos os usuários de smartphones, afinal deixamos informações importantes armazenadas diretamente nesses aparelhos. Pensando nisso, os desenvolvedores do Android Oreo decidiram otimizar ainda mais a segurança do seu software. O sistema operacional fará varreduras diárias sobre todos os aplicativos presentes no smartphone, esteja ele presente na Play Store ou não. Se o sistema detectar algum comportamento suspeito, terão uma análise mais detalhada, a fim de se analisar se há a presença de alguma anomalia ou não. O Google, que é quem fará essa tal varredura, detectar algo de nocivo nesses aplicativos, trabalhará para eliminar esses apps com malwares em todos os smartphones que trabalharem com o sistema Android Oreo.

android 8 oreo

Acessibilidade: o Android 8.0 apresentará o chamado botão de acessibilidade, que será um importante diferencial para o acesso rápido a determinados recursos. O botão de acessibilidade permitirá ao usuário acessar a barra de navegação, como uma forma de ampliação nos serviços de acessibilidade apresentados pelo smartphone, como no caso da ferramenta Selecionar para Falar. Além do mais, também haverá o recurso denominado de Volume de Acessibilidade, que é mais um dos novos serviços do Android Oreo e que garantirá a otimização da experiência de áudio para usuários que possuírem algum tipo de limitação.

Novos emojis: os emojis que estarão presentes no Android Oreo serão muito semelhantes às figuras já presentes no iOS e Windows, fazendo com que os desenhos fiquem muito próximos entre um sistema operacional e outro. A nova versão do Android redesenhou cerca de 2.000 emojis já presentes no sistema operacional. Além disso, também foram adicionadas cerca de  60 “carinhas” no leque de opções.

android 8 oreo emoji

Atualizações: o Google demandou um esforço considerável para fazer com que o seu novo sistema operacional fique o mais fluído possível. A companhia fez com que vários segmentos do seu novo sistema operacional fiquem divididos em compartimentos, tornando dessa forma, o código do sistema em um código modular. Isso facilita a vida dos fabricantes que forem trabalhar com as atualizações para os seus aparelhos, fazendo com que as atualizações dos sistemas operacionais cheguem cada vez mais rápido a uma maior gama de smartphones possível.

Mais bateria: os usuários de smartphone travam uma dura briga com os seus aparelhos, para conseguir utilizá-los pela maior quantidade de tempo possível. Como a Google é uma empresa antenada com o seu consumidor, a mesma demandou um esforço considerável para fazer com que o seu sistema operacional ajude o usuário na questão da bateria, permitindo a utilização prolongada do aparelho. Por conta disso, a empresa fez com que o Android 8 apresente o dinamismo necessário para gerar uma solução energética ao smartphone. Ou seja, o aparelho continua operando de forma normal e consumindo a menor quantidade de carga possível, o que permite ao usuário permanecer longe da tomada a maior quantidade de tempo possível.

Uma série de melhorias para fazer com o sistema operacional do Google fique melhor a cada nova versão. E na sua opinião, qual a melhor novidade que estará disponível no Android Oreo? Deixe a sua opinião logo abaixo, nos comentários!

Comentários