Vantagens de comprar um celular rural

Imagem do autor Cleiton Roberto Sanches
Cleiton Roberto Sanches
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
12/06/2015 2.111 visualizações comentarios

Nos dias de hoje, ninguém pode se dar ao luxo de ficar sem utilizar um celular para se comunicar, tanto por motivos pessoais como profissionais. Mas, nas regiões um pouco mais afastadas, como no caso de zonas rurais, podem sofrer algum tipo de deficiência para oferecer os serviços de comunicação. O sinal de telefonia chega falho e atrapalha a conversação. Por causa disso, empresas começam a investir pesado na chamada telefonia rural, que combina todas as vantagens das tecnologias móveis de celulares com algumas características dos telefones fixos.

Celular Rural Aquário

O celular rural possui, basicamente, a função de permitir a comunicação em lugares mais afastados, mas o consumidor precisa entender que para garantir a captação do sinal será necessário à instalação de um kit que irá proporcionar a melhor captação do sinal. Esse kit é composto pelo celular rural em si, também chamado de celular de mesa, junto com uma antena externa de captação de sinal e um cabo de descida que permite a conexão entre a antena e o telefone. O Kit com o celular rural, cabo e antena você encontra aqui.  

Os celulares rurais praticamente trabalham nas mesmas frequências que os smartphones “convencionais”, pois muitos desses aparelhos possuem o chamado Quadriband, ou seja, podem funcionar perfeitamente com qualquer operadora.

Saiba mais sobre os celulares rurais

A principal vantagem em se utilizar um celular rural é garantir que ninguém fique sem se comunicar e que não existam mais empecilhos para que todos consigam ter acesso a um serviço de telefonia com qualidade. Além de permitir que o usuário tenham à disposição os serviços de voz, o celulares rurais também podem ser utilizados como um modem que irá proporcionar conexão à internet, através da rede GPRS, ou em casos dos últimos modelos, também por meio do 3G.

Várias empresas investem pesado no aprimoramento de tecnologias de telefones rurais. Vale destacar a Aquário, que é uma empresa que produz não apenas os telefones em si, mas também fabrica outros acessórios que garantem a melhor comunicação.

É muito comum encontrarmos celulares rurais com a aparência de um telefone fixo, mas muitos modelos de celulares possuem ou já possuíram a entrada para a antena captadora de sinal. O antigo V3, que era fabricado pela Motorola era um celular que possuía a entrada para o cabo de descida que, posteriormente, era conectado em uma antena externa. Mas com o passar do tempo muitas fabricantes foram esquecendo essa característica e pararam de desenvolver aparelhos com tal facilidade de conexão.

A Aquário desenvolve mini repetidores que garantem mais comodidade para o usuário, já que esses produtos atuam de modo semelhante a um roteador Wi-Fi, “jogando” o sinal de celular em um determinado ambiente para que mais pessoas consigam utilizar o seu smartphone. Um exemplo de mini repetidor é o RP-960 (imagem abaixo), que garante facilidades para uma comunicação mais livre e confortável.

Kit Mini Repetidor RP-960

Vale ressaltar que a qualidade do sinal pode variar com a região, pois em lugares mais afastados o sinal pode chegar com menos intensidade, sem contar que a sensibilidade varia de aparelho para aparelho, o que pode gerar diferenças na captação de sinal. Mas em modo geral, os celulares rurais combinados com a antena externa conseguem oferecer um sinal de qualidade para quem necessita de tal tecnologia.

Comentários