Windows 10: tudo sobre o novo upgrade

Imagem do autor Carla Valle
Carla Valle
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
16/06/2015 1.194 visualizações comentarios

Para aqueles que já estão comemorando o lançamento do novo Windows 10 para computadores, prevista para meados de julho de 2015, terão que esperar um pouco mais para versão mobile. Ao que tudo indica a nova atualização para smartphones sairá ao mercado em sua versão terminada somente nos meses finais deste ano de 2015.

Tudo sobre o novo Windows 10

A nova plataforma desse sistema operacional trará uma versão muito mais completa e com uma novidade que ainda está em aceitação pelos seus usuários, a queda da nomenclatura “Windows Phone”. É isso mesmo, a nova plataforma ganhará um novo nome no mercado, passando a se chamar “Windows 10 Mobile”, uma versão muito próxima ao nome utilizado nos computadores, mas com o acréscimo do “mobile”.

Além das modificações no nome, o novo Windows 10 Mobile trará algumas novidades surpreendentes. Confira algumas delas a seguir:

Tela inicial

  • A nova tela inicial terá como principais modificações a inclusão de quatro fileiras de apps na Live Tile, melhorando ainda mais sua usabilidade e permitindo um maior número de apps e acessos rápidos;
  • Outra ótima inovação será em seu layout, que agora agregará mais opções para a cor de destaque, além da utilização de transparência nas cores dos aplicativos principais;
  • A imagem de fundo também ganhará um novo padrão estático, movendo somente os aplicativos sem alterar sua estrutura visual.

 Estamos na terceira versão de testes e muitas melhorias ainda estão por vir até a versão final, mas até então as novas modificações de tela estão trazendo opções muito mais intuitivas e de fácil usabilidade. 

Tela Windows 10 Mobile Preview

 Adição de novos aplicativos e antigos remodelados

  • Agora você não precisa mais procurar pelo seu novo aplicativo no meio de todos aqueles que você já tem, o SO Windows 10 promove uma maneira mais simples de vê-los, mesmo durante o download. De que forma? Separando-os em uma barra superior, pra somente depois de visto se dividirem em ordem alfabética conforme os demais. Muito mais facilidade e organização para seus apps.
  • Loja: A nova loja do Windows 10 Mobile foi totalmente refeita e planejada para proporcionar a maior facilidade possível em questões de aplicativos, tanto nas buscas como durante o download. Elaborada com ícones maiores e visualmente mais confortáveis, ela muda de forma significativa sua pesquisa por novos apps.
  • Xbox Live: com a atualização você encontra a melhor e mais interativa forma de acessar seus novos jogos diretamente no Xbox Live. Tanto o menu como as mudanças no visual do seu perfil pessoal e jogos foram otimizadas, agregando total divertimento de uso;
  • Novo Microsoft Edge: este é o novo aplicativo de navegação integrado ao Windows 10, disponível tanto na versão mobile quanto para a versão de computador. Este novo navegador promete mais rapidez e interação com páginas de pesquisa, além de ser o único navegador a integrar um sistema de escrita virtual, ou seja, você poderá escrever rabiscar, desenhar e fazer todas as marcações que achar pertinente pelo layout da sua página de navegação.  

Contatos e tela de discagem

  • Agora você tem uma lista de contatos muito mais divertida, com imagens de seus amigos e familiares mais visíveis e renovadas, além de acessos mais e rápidos, fáceis e com total fluidez.
  • Discagem inteligente: além de uma nova lista de contatos, muito mais organizada, você conta com um novo padrão de teclado e discagem inteligentes. Digitando apenas o começo do número desejado, seu teclado “puxa” diretamente da lista de contatos, a pessoa para a qual você está querendo ligar, ou seja, ele faz uma espécie de sugestão de contato com os números pertinentes aos que você está digitando. Incrível, não é? 

Mais interatividade em fotos, vídeos e músicas

  • Álbum de fotos: para você que ainda não realizou a atualização de teste do Windows 10 Mobile, dê uma olhada na galeria de fotos do seu Windows Phone 8.1. Um tanto bagunçado não acha? Mas esta nova atualização promete trazer uma grade reformulada com separação de álbuns renomeáveis e uma nova sessão de imagens totalmente mais organizada. Obviamente, conforme dito acima, ainda não foi oficialmente lançada a versão final deste sistema operacional, e algumas diferenciações podem surgir até então, mas não se preocupe, pois caso ocorra algum bug, ele com certeza será solucionado até a versão final estar disponibilizada no mercado.
  • O aplicativo padrão de música da nova atualização permite alguns atalhos diretos para as lojas ou para o acesso a sua conta, facilitando sua interação musical e o contato com pesquisas e downloads dos seus sons preferidos. 

Windows 10 Mobile Preview Phone

Central de ações

  • Com a atualização do Windows 8.0 para o Windows 8.1, já poderíamos utilizar a central de ações para estar a par das mensagens de todos os seus aplicativos, acessar a rede Wi-Fi, o modo silêncio e mais algumas facilidades. Pois agora ela ficou muito mais inteligente, você pode responder mensagem ou ter interatividade pela própria central, não sendo mais necessário ir até o aplicativo. 

Gerenciador de arquivos

  • O novo gerenciador de arquivos também traz um layout muito mais organizado com divisões em grades de pastas, podendo optar pela busca por nomes, datas ou outros recursos.

 Estas são algumas das novas atualizações que temos acesso até então, muita coisa ainda esta por vir e muita ainda será melhorada, caso você queira ter uma breve sensação do que estamos falando, acesse o site da Microsoft e confira se seu aparelho é compatível para a versão de testes do sistema operacional. Aproveite para sentir o gostinho do que será o novo Windows 10 Mobile, totalmente melhorado.

Comentários