Seu carrinho está vazio

Rock’n’roll: Entenda sua Origem no Brasil e no Mundo!

Imagem do autor Fernanda Caroline Rosa
Fernanda Caroline Rosa
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
30/06/2020 1.647 visualizações comentarios

O bom e velho Rock and Roll na veia! Se você assim como eu é mais um apaixonado por este estilo que vem conquistando gerações, se liga nesse resumo que separamos pra vocês. 

Pois aqui você irá descobrir de tudo um pouco, desde sua origem, seu crescimento, o surgimento dele no Brasil e até mesmo em qual data é comemorado o dia mundial do Rock.

E quem aqui já não ouviu ou cantou “I Love rock’n’roll…” - Mas espera, não estamos falando do filme Crossroads: Amigas para Sempre da Britney Spears. Queremos falar das origens, a música pertence ao grupo The Arrows de 1975 e foi escrita no mesmo ano, por Alan Merrill e Jake Hooker. Sendo ainda interpretada por outros artistas como Joan Jett & The Blackhearts em 1981 e tantos outros, que se formos listar, vai longe! 

Blog Melhores Caixas de Som

Mas calma ai que não foi eles que surgiram com o termo e muito menos com o gênero, tem muita história por trás de tudo que conhecemos atualmente. 

Ficou curioso para saber mais? Então continue aqui com a gente que preparamos um conteúdo recheado com os “segredos” e “mistérios” que este estilo musical nos reserva!

Mas chega de enrolação não é mesmo e vamos afinar nossas guitarras, porque isso aqui é rock’n’roll meus queridos!

Let's go baby! \m/

  1. Origem do Rock
  2. Crescimento do Rock
  3. Surgimento do Rock no Brasil
  4. Dia Mundial do Rock

Conheça a História do Rock!

Origem do Rock

Guitarra Rock

O Rock iniciou nos Estados Unidos por volta dos anos 40/50 e está época ele apenas engatinhava. As raízes do Rock and Roll, vieram à partir de estilos musicais bem conhecidos da época, como o Blues, o Folk, o Country e o Gospel. Quando se fala em Rock and Roll, logo se pensa nos tão famosos solos de guitarra, pois o instrumento é um dos pilares do mesmo, que logo no seu ínicio, trouxe junto a popularidade da guitarra elétrica. 

Como mencionamos, o rock teve suas origens mais ou menos no final dos anos 40 e os grandes nomes do estilo musical, vieram a surgir depois disso. Sendo ainda que não existe nenhum registro, que identifique qual foi o primeiro disco ou música a ser lançado. O estilo pode ainda ser identificado em algumas pegadas de música country dos anos de 1910 e no blues de 1920. Então, quem deu o primeiro pontapé, para o surgimento do Rock? 

Bom, o que muita gente não sabe, é que quem iniciou a popularização do rock, foi uma mulher e o melhor de tudo, negra. Exatamente meus queridos, em tempos de racismo e machismo, quem deu os primeiros passos para o Rock’n’Roll, foi Sister Rosetta Tharpe, que infelizmente não recebe seus devidos créditos por isso. Onde ela foi cantora, compositora e guitarrista de música gospel, misturando assim sua voz poderosa em letras religiosas e o pesado som da guitarra elétrica. Com isto, Sister Rosetta Tharpe é mãe e Rainha do Rock, levando aqui todos os seus créditos, por revolucionar toda uma era musical. 

sister rosetta tharpe

Exatamente pela falta de informação de algumas pessoas e por não saberem o que significa o gênero, existem pessoas que fielmente acreditam que o “pai” do rock, seja o próprio diabo. Sendo que como falamos logo acima, um dos principais gêneros para sua formação, foi o Gospel e ele veio a surgir primeiramente, dentro das igrejas.

Logo após o primeiro pontapé para o início do rock, começou a surgir outros artistas que ajudaram a moldar o gênero e tiveram toda a sua participação fundamental para seu crescimento, estando entre eles Bill Haley e Chuck Berry. Com forte participação para o surgimento do rock and roll, o cantor e compositor Chuck Berry, em meados dos anos 50, virou uma lenda no meio musical, passando-se a ser reconhecido como o Pai do Rock.

chuck berry

Em meados dos anos 50 e início da década de 60, surge Elvis Presley, se tornando um ícone cultural popular do século XX, com letras marcantes, dançantes e envolventes. Elvis, passa a ser chamado de Rei do Rock, sendo assim reconhecido mundialmente, até os dias atuais. Pois o jovem Elvis Presley ofereceu ao mundo, um novo conceito musical, conhecido como o fundador da era cult, tornando-se uma sensação internacional.  

elvis presley

Crescimento do Rock

Anos 60

the beatles

No início dos anos 60, surge a banda britânica da cidade de Liverpool, The Beatles. A década de 60, ficou bem conhecido como os Anos Rebeldes, onde ocorreu diversos movimentos pacifistas e manifestações, que iam contra a Guerra do Vietnã, onde o rock teve participação no movimento Hippie, que carregava consigo os lemas de paz e amor. 

É nesta época, que Bob Dylan, começa a ganhar fama, com suas letras fortes contra a política, dando um novo norte ao gênero. Sem deixar de mencionar, que outra banda que começa a surgir nos anos 60 para mais além, ser considerada um dos grupos de rock, mais bem sucedidos de todos os tempos, é The Rolling Stones. 

Anos 70

kiss

Nos anos 70, o rock começa a ganhar popularidade, grandes nomes fazem shows grandiosos e nesta época, começa a surgir o videoclipe. O gênero fica mais dividido entre o som pesado do heavy metal e as batidas dançantes do dance music. Com isto ele acaba ganhando uma série de subgêneros, devido a sua influência e mistura com gêneros como o soul music, o funk e os ritmos populares dos países latino-americanos. 

Ainda nos anos 70, se iniciou com força, o Hard Rock, marcando assim sua década, com um som de guitarra mais pesado e distorcido, com solos proeminentes e as bandas que fizeram com que esse subgênero, se destacasse em meio ao rock, foi Led Zeppelin, Black Sabbath. AC/DC, KISS e Queen.

Lá em 1974 surgia ainda o punk, o símbolo da rebeldia e sua maior característica são as músicas mais rápidas, que possuem letras marcantes com temas políticos e críticas sociais. As bandas que fizeram com que o estilo punk tenha se destacado com maior força, foram Sex Pistols, The Clash, Ramones e Television. 

Anos 80

nirvana

Se nos anos 70, surgiram várias vertentes do estilo musical, foi nos anos 80, que elas começaram a aprender a conviver umas com as outras. Com isto os anos de 1980, ficaram marcado por ser o ano em que os estilos de rock, aprenderam a lidar com a convivência. 

Nesta década, algumas bandas começam a se destacar e outros estilos chegam com tudo. Como o Grunge, estilo este que é um subgênero do rock alternativo, chegou ao final dos anos 80. O Grunge é caracterizado por bandas com letras de músicas que levam uma bela dose de angústia e sarcasmo, temas como alienação social, abuso, traição, isolamento, trauma e o incansável desejo de liberdade. Bandas como Nirvana e Pearl Jam, se destacaram em meio a gênero e levaram ele a se popularizar. 

As bandas Talking Heads, The Clash, The Smith e The Police, começam a fazer mais sucesso por suas músicas num ritmo dançante e envolvente, as denominadas bandas de New Wave. Surge a emissora de TV MTV, que é totalmente voltada a música, se dedicando em mostras os videoclipes das bandas mais famosas e seus cantores. 

Outra banda que ganhou seu destaque nos anos 80, é a banda irlandesa U2, onde suas letras de protesto e características que iam contra a política, fizeram muitas pessoas se identificar e seguir a banda. 

Anos 90

green day

O ínicio das fusões musicais, aconteceu na década de 90 e com isto surgiu mais subgêneros dentro do rock and roll. As bandas Red Hot Chili Peppers e Faith no More ganham os rockeiros ao fundirem o heavy metal e o funk e começam a fazer sucesso mundialmente.

Foi no final dos anos 80 que surgiu a banda Nirvana, mas foi nos anos 90 que a banda liderada pelo guitarrista e vocalista Kurt Cobain, se torna a maior representante do estilo grunge. 

É nos anos 90, que bandas como Oasis, Green Day e Supergrass, surgem em meio ao  som britânico e iniciam suas carreiras de sucesso. 

O Rock nos Anos 2000…

Se você acha que tudo ocorreu antes do início de uma nova década estava enganado, pois ele não parou de se reinventar com o passar dos anos e com isso, conseguiu conquistar em sua caminhada uma legião de jovens, adolescentes e adultos que já eram fãs do gênero, agora só concretizavam ainda mais a sua paixão pelo rock’n’roll.

Bom, foi no início dos anos 2000, que a banda dos Estados Unidos Linkin Park estourou, com o seu estilo diferenciado e virou uma febre mundial. Pois eles ofereciam canções de new metal, um rock misturado ao eletrônico e ao rap. Uma mistura que bombou e levou ao mundo várias canções na voz do vocalista Chester Bennington. 

linkin park

É mais ou menos no início desta nova década, que se iniciou o sucesso da canadense Avril Lavigne, no gênero pop rock e rock alternativo. A cantora foi uma influenciadora das meninas na época, pois seu estilo skatista com gravata e all star, foi meio que um foda-se para os rótulos, trazendo assim muita inspiração para a sociedade feminina.

avril lavigne

Era exatamente no início dos anos 2000 que a internet começava a ficar mais acessível e com isto, as bandas independentes conseguiam sair da garagem para o mundo. Pois era muito ruim ficar preso a uma gravadora, onde você não possuía tanta liberdade de expressão e ainda dependia do dinheiro delas para ser lançado. Exemplo dessas bandas é a Arctic Monkeys, que produziam seus trabalhos e os lançava na internet.

Na época tudo era válido para lançar seus sucessos e conquistar uma legião de fãs, o som poderia ser lançado no My Space, no BandCamp, ou ainda no YouTube, plataforma que estava dando seus primeiros passos mas que já ajudava muitas bandas a ganhar seu espaço. Foi exatamente nessa época, que muitas pessoas abandonaram seus rádios e TVs, pois para saber sobre as novas músicas de várias bandas do mundo todo, bastava um pequeno clique. 

simple plan

E como era um novo mundo se iniciando, o emocore também ganhou seu espaço e surgiu nessa época com bandas como Simple Plan, My Chemical Romance, Blink-182 e outros grandes nomes.

Surgimento do Rock no Brasil

As mulheres possuem um grande papel no estilo mundial e principalmente no rock nacional, pois foi lá no começo da década de 60, que ele chegou ao Brasil e isso aconteceu primeiramente na voz de uma mulher. Bom, acima já vimos que a grande fundadora do rock foi uma mulher e aqui no Brasil também foi a voz de uma mulher que estourou nas rádios, com o novo gênero musical. 

celly campello

Foi a cantora Celly Campello, com os sucessos Banho de Lua e Estúpido Cupido, que deu ínicio ao gênero aqui no país. 

A jovem guarda, também obteve papel fundamental para que o ele ganhasse força e fosse reconhecido por todo território brasileiro. E para quem não sabe o que foi a jovem guarda, era um movimento cultural brasileiro que surgiu em meados dos anos 60 dado origem a uma nova linguagem musical. A jovem guarda era composta por três grandes nomes da música nacional, sendo eles Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa, onde as letras de suas músicas eram românticas e carregavam consigo um ritmo acelerado.

jovem guarda

Ainda ao final da década de 60, chegou o grupo Os Mutantes formada durante o Movimento Tropicalista, eles levavam uma mistura do rock e da diversidade da música brasileira. Em sua formação inicial Os Mutantes, contava como um de seus vocais a cantora Rita Lee, conhecida anos mais tarde como a “Rainha do Rock Brasileiro”. 

rita lee os mutantes

Já em 1970, além de Rita Lee agora em carreira solo, outros nomes começam a se destacar, entre eles esta Raul Seixas e a banda Secos e Molhados. Por anos o cantor Raul Seixas foi considerado um contestador, por defender em letras a sociedade alternativa, sendo assim chamado de “Pai do Rock Brasileiro”, ou o famoso Maluco Beleza. Então aos mais novos ou até mesmo para aqueles que não conhecem um pouco sobre a evolução da música nacional, não se assuste em ouvir alguém gritar em meio a multidão “Toca Raul...”. Pois assim como fora do país Elvis Presley não morreu, aqui Raul Seixas ainda vive.

raul seixas

Em 1980, o rock alternativo ganha força em terras tupiniquins e as bandas surgem com uma grande diversidade em seus temas, estando entre eles os temas urbanos e do dia a dia, nascendo assim grupos como: Legião Urbana, Barão Vermelho, Blitz, Engenheiros do Hawaii, Os Paralamas do Sucesso, Ultraje a Rigor, Titãs, Kid Abelha, Roupa Nova, RPM e nomes como o de Lulu Santos e Ritchie. A banda Barão Vermelho tinha como vocalista o cantor Cazuza, sendo este extremamente conhecido em sua época e depois dela por sua rebeldia e polêmicas. Cazuza se tornou um grande nome da música brasileira e teve um papel fundamental para o desenvolvimento da mesma. 

barao vermelho cazuza

Ainda nos anos 80 algumas músicas foram lançadas e são conhecidas até hoje, com isso vamos lista-las abaixo. Pois talvez você nem saiba que essas músicas possuem mais de 30 anos em suas costas.

  • O Tempo Não Para -  Cazuza
  • Exagerado - Cazuza
  • Pro Dia Nascer Feliz - Barão Vermelho
  • Bete Balanço - Barão Vermelho
  • Dona - Roupa Nova
  • Como Eu Quero - Kid Abelha
  • Que País É Esse? - Legião Urbana
  • Será - Legião Urbana
  • Inútil - Ultraje a Rigor
  • Nós Vamos Invadir sua Praia - Ultraje a Rigor
  • Como Uma Onda - Lulu Santos
  • Banho de Espuma - Rita Lee
  • Alagados - Paralamas do Sucesso
  • Meu Erro - Paralamas do Sucesso
  • Rádio Pirata - RPM
  • Olhar 43 - RPM
  • Menina Veneno - Ritchie
  • Você Não Soube Me Amar - Blitz
  • Homem Primata - Titãs

Já na década seguinte em 1990, várias outras bandas começaram a fazer sucesso, estando entre elas Capital Inicial, Sepultura, CPM22, Charlie Brown Jr, Skank, Cachorro Grande e por ai vai. Outro nome que ganha seu destaque é a cantora baiana Pitty, que recebe o título de Princesa do Rock anos mais tarde. 

pitty

Aqui no Brasil o emocore demorou um pouco a chegar mas ganhou força nos anos 2000, onde bandas como Fresno e Nx Zero ganharam grande destaque nacional. Tendo ainda outras bandas do gênero que fizeram sucesso entre os anos 2000 e foram uma grande febre, estando entre elas Fake Number, Hevo84, Forfun, Strike, Scracho, Glória, Catch Side, Darvin, Replace, Detonautas Roque Clube, Tihuana, Hori, e tantas outras. Para quem não conhece a banda Hori, tinha como vocalista Fiuk, filho de Fábio Júnior outra figura muito importante em meio a música brasileira.

fresno

As bandas consideradas emo levam músicas com letras simples, que falam de sentimento e emoção ficando bem popular em meio ao público jovem. O rock nacional e pop rock, esteve muito em alta em todo território brasileiro nos anos 2000.

Em 2010, surgiu mais uma tendência no cenário brasileiro e contagiou principalmente os adolescentes da época. Surgiram aí as bandas coloridas, apesar de grandes nomes da música não considerá-los um rock, o rótulo do movimento era Happy Rock e as bandas de maior sucesso foram Restart e Cine. Eles se caracterizavam por usarem sempre roupas coloridas, óculos new wave e suas músicas eram geralmente bem agitadas. 

restart

Após isso tivemos várias revelações no gênero nacional, grandes vozes foram reconhecidas e novas bandas surgiram, como a banda Malta vencedora do programa Superstar da TV Globo. O mesmo programa ainda revelou outras bandas, como Suricato, Move Over, Supercombo, Scalene e Versalle. 

Apesar da mídia nacional não valorizar tanto assim o gênero, ele não morreu e os rockeiros de plantão estão a todo momento se deliciando com músicas novas de suas bandas preferidas. Pois mesmo depois de alguns anos de ausência, grandes nomes do rock nacional tem voltado a suas atividades e feito shows por todo Brasil, alguns até mesmo saindo em turnês internacionais. 

Charlie Brown Jr

Na última década perdemos grandes nomes do gênero nacional, estando entre eles Chorão, Champignon, Peu Sousa, Renato Rocha, Peninha, Paulo Schroeber, Johnny Hansen e o produtor musical Carlos Eduardo Miranda, responsável por descobrir grandes nomes do meio musical.

Para levar ao público um pouco mais sobre música e provar que o gênero não desapareceu, a TV Globo em 2016 leva ao ar a novela Rock Story, com um pouco do rock e do pop nacional, tendo como trilha sonora a música “Dê um Rolê” da cantora Pitty. 

rock story

No ano de 2019 a antiga e até então esquecida Rádio Cidade, voltou a atuar no Rio de Janeiro levando o gênero como tema principal. 

Dia Mundial do Rock

O nome é bem sugestivo mas apesar de se chamar dia Mundial do Rock, é apenas aqui no Brasil que se celebra esta data. 

O ano era 1985 e no dia 13 de julho, o cantor Bob Geldof organizou o Live Aid. Um festival de rock com um show simultâneo em Londres e Filadélfia. O objetivo de Geldof, era por fim na fome da Etiópia. 

queen

O evento foi enorme e contou com a presença de vários artistas famosos da época. Estando entre eles nomes como: The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Queen, Mick Jagger, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins, Black Sabbath e outros. O evento foi transmitido pela BBC para mostrar ao mundo sobre a miséria. 

Com isto, mais ou menos em 1990 duas rádio paulistas que eram dedicadas ao gênero, começaram a mencionar a tal data em suas transmissões. Os ouvintes receberam bem a celebração e assim aos poucos começou a se popularizar. 

dia mundial rock

Em alguns outros lugares, é comemorado o dia do rock em datas distintas. Algumas pessoas no EUA comemoram no dia 9 de julho, data na qual ocorreu a estréia do programa American Bandstand. Já outras comemoram dias antes em 5 de julho data na qual Elvis Presley, Scotty Moore e Boll Black, gravaram uma versão de That’s All Right. Ou então no dia 9 de fevereiro, data da primeira apresentação da banda The Beatles nos EUA. 

Gostou da nossa matéria? É fã de um bom rock and roll? Conte pra gente, qual sua banda preferida, deixe seu comentário abaixo!

Comentários

Cissa Magazine e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.