Seu carrinho está vazio

Tudo que Você Precisa Saber Sobre a Evolução do Telefone

Imagem do autor Fernanda Caroline Rosa
Fernanda Caroline Rosa
Especialista em tecnologia da Cissa Magazine
22/04/2020 13.511 visualizações comentarios

Todos já sabemos que o telefone foi criado a anos, mas você sabe exatamente a quanto tempo que ele existe?

Aqui, iremos mostrar a você, um pouco sobre a história do telefone, como ele evoluiu com o tempo, até chegar aos nossos smartphones.

A Criação do Telefone
Quando Ele Chegou ao Brasil
Suas Funcionalidades
Primeiro Telefone Celular
Chegada do Celular no Brasil
Evolução da Geração Móvel
Chegada do SMS
Campainha
Cor e Imagem
Câmera no Celular
Primeiro Smartphone
Alguns Aparelhos que Entraram para a História

História do Telefone e sua Evolução

1. A Criação do Telefone

Telefone Anthony Meucci

Antonio Meucci, era casado e sua esposa era muito doente, como seu laboratório, ficava no andar de baixo de sua casa, ele não conseguiria trabalhar e cuidar de sua mulher ao mesmo tempo. Com isto ele fez um engenho, que possibilitava, que ele se comunica-se com sua esposa de um cômodo ao outro, sem a necessidade de sair do lugar ou ficasse gritando. Ele apresentou sua invenção ao público em 1860, a denominando de “Telégrafo Falante”. Por falta de recursos e praticamente sem dinheiro, Meucci, vende seu protótipo a Graham Bell. 

Já em 02 de junho de 1875 o cientista e inventor Alexander Graham Bell e seu auxiliar Thomas Watson, começaram suas primeiras experiências, com o intuito de verificar a funcionalidade do telégrafo falante. Na oficina de Bell, Watson foi para um sala oposta e ligou uma variedade de eletroímãs, enquanto o cientista, em outra sala ficará a observar o comportamento dos eletroímãs em seu aparelho, que deveriam assim, ter começado a vibrar. 

primeiro telefone

A engenhoca não deu certo logo de início, mas os dois inventores não se deixaram abalar por tamanhas dificuldades encontradas. Então no dia 03 de junho de 1875, Graham Bell, pediu ao seu ajudante Watson, que fizera dois exemplares de suas engenhoca. Feito em madeira e com um formato um tanto quanto robusto, nasce então o segundo aparelho, sendo este conhecido como “Telefone de Forca”.

telefone alexander graham bel

Agora com um engenho um pouco melhor, os dois começaram a trabalhar em seu melhoramento e com a intenção de aumentar a distância de fala entre um e outro. No dia 07 de março de 1876 a invenção foi patenteada por Graham Bell, Meucci até o processou, mas acabou falecendo ainda em meio ao processo. 

A data que acabou entrando para a história do telefone, foi 10 de março de 1876, dia em que foi efetuada a primeira transmissão elétrica de mensagem completa, data na qual é comemorada a inversão até hoje. Sendo assim, durante anos, o inventor Alexander Graham Bell e seu auxiliar Thomas Watson, eram conhecidos por serem os inventores do primeiro telefone.

Mas, isto acabou mudando e no dia 15 de junho de 2002, o Congresso dos Estados Unidos, reconheceu que o primeiro aparelho telefônico, foi inventado por volta do ano de 1860, pelo italiano Antonio Meucci. O então inventor Graham Bell, é responsável apenas por fazer a primeira transmissão elétrica de voz, bem-sucedida e não por sua criação. 

2. Chegada do Telefone ao Brasil

O brasileiro tem costume de dizer que as coisas demoram a chegar aqui, mas o telefone não demorou tanto assim. O primeiro telefone, chegou ao Brasil em 1877, foi fabricado na oficina Western and Brazilian Telegraph Company e foi feito especialmente para o imperador, Dom Pedro II e foi instalado no Palácio Imperial de São Cristóvão. 

telefone dom pedro

As primeiras demonstrações de telefone, foram feitas na cidade de São Paulo, em 1878 por Leon Rodde e Morris Kohn. 

Morris Kohn, foi responsável ainda, por efetuar a primeira ligação interurbana em território brasileiro. 

Os primeiros telefones automáticos brasileiros, tiveram sua inauguração em 1922 em Porto Alegre e em 1925 na cidade de Rio Grande. Em 14 de julho de 1928, os primeiros telefones automáticos, chegaram a São Paulo, já no Rio de Janeiro, eles chegaram em 31 de dezembro de 1929. 

Os circuitos de rádio telefônico, foram inaugurados em 28 de janeiro de 1932, fazendo as linhas, Rio de Janeiro - Buenos Aires, Rio de Janeiro - Nova York e Rio de Janeiro - Madrid.

3. Funcionalidade dos Primeiros Telefones

Telefone de Manivela

Nos primórdios, os telefones, para concluírem uma ligação, eram primeiro conectados a uma central manual, que era operada por uma telefonista. Sendo assim, o usuário girava uma manivela, gerando assim a “corrente de toque”, a telefonista atendia, o usuário informava com quem ele desejava se comunicar, onde ela então efetuava a conexão manualmente. 

Anos mais tarde, surgiu as centrais automáticas, onde os telefones eram providos por discos, onde ao serem selecionados, enviavam sua sinalização em uma série de pulsos, completando assim as ligações.

telefone de disco

Os teclados eletrônicos, vieram a surgir mais ou menos no final da década de 1960, onde demoravam menos tempo para completar uma ligação e eram mais “fáceis” de discar. A discagem ganhou ainda mais velocidade com a chegada da sinalização DTMF. 

Obs: Além dos telefones residenciais que conhecemos, a alguns anos atrás, era muito comum, encontrar, distribuídos pelas cidades, os telefones públicos (o famoso orelhão), onde inicialmente eram utilizados fichas, para completar as ligações e depois passou a ser usado cartões telefônicos. A variedade de desenhos em cartões telefônicos eram imensas e chegou até a ser artigo de colecionadores. 

telefone publico

4. Primeiro Telefone Celular

Hoje em dia, quem é que vive sem celular? Ninguém não é mesmo? O dispositivo móvel, faz quase parte do nosso corpo já, de tão conectados que passamos. Mas você sabe quando que surgiu o primeiro telefone celular? 

Bom a criação do primeiro telefone celular, ocorreu em 1947 no laboratório Bell, nos Estados Unidos. Mas a tecnologia necessária para o desenvolvimento do primeiro celular, ocorreu em 16 de outubro de 1956. Tendo em vista que muita coisa aconteceu em meio a isso tudo e teve de ser muito lapidado, para chegar aos dias atuais. 

Então vamos voltar um pouquinho na história.

Em 1888 Hertz, transmitiu, pela primeira vez na história, códigos sonoros no ar, possibilitando assim a criação de rádio-transmissores.  

Em 1940, criou-se então o primeiro sistema de comunicação à distância. 

Então em 1956, a empresa Ericsson, une as tecnologias já existentes e cria o primeiro celular, com o nome de Ericsson MTA. Mas o aparelho só poderia ser chamado de móvel, se fosse transportado por carro, pois o mesmo pesava em torno de 40 quilos ou mais e para produzi-lo o custo era imenso. 

ericsson mta

Alguns anos mais tarde, em 1973 a empresa Motorola, lança o seu primeiro aparelho, o Motorola Dynatac 8000X, este agora era mais prático de ser transportado, pois o mesmo pesava “apenas” 1 quilo e sua bateria, tinha a durabilidade de até 20 minutos. 

motorola dynatac 8000x

Se Chuck Berry é o pai do Rock e Santos Dumont é o pai da aviação, o celular também possui um pai não é mesmo? 

Martin Cooper, era engenheiro eletrotécnico da Motorola e ele efetuou a primeira chamada telefônica, em um aparelho móvel. Isso aconteceu em uma das ruas de Nova Iorque. Sua ligação, foi para o então concorrente, Joel Engel, que era engenheiro da AT&T. Como foi a criação de Cooper que efetuou a primeira ligação, ele ficou conhecido como o pai do celular. Se você é um apaixonado por seu dispositivo móvel, já pode agradecer este vovozinho, que fez toda a diferença e contribuiu com um ponta pé na evolução que vivenciamos hoje. 

primeira ligacao telefonica

Após a criação do primeiro telefone móvel, começar a funcionar, levou seis anos para que no Japão e na Suécia, eles também começassem a funcionar. Foi nos Estados Unidos que eles foram criados, mas seu funcionamento teve início em 1983, isso mesmo, 10 anos após sua criação. 

5.Chegada do Celular no Brasil

Se você tem mais de 30 anos, talvez lembre da chegada do celular ao Brasil. 

motorola pt 550

Pois o primeiro celular a ser lançado aqui no Brasil, aconteceu em 1990, pela Motorola e levava o nome de Motorola PT-550. De início o Motorola PT-550, passou a ser vendido primeiramente no Rio de Janeiro e um tempo depois em São Paulo. 

6. Evolução da Geração Móvel

Se hoje, você voltasse ao ano de 1875 e apresentasse seu smartphone a Alexander Graham Bell, ele provavelmente iria acreditar que isso era uma criação de extraterrestres, pois seria impossivel acreditar em tamanha quantidade de coisas que você encontra em um pequeno aparelho, sendo que a intenção inicial de um telefone, era apenas efetuar ligações e ter maior facilidade de comunicação a longa distância. 

Você sabe por quantas gerações os celulares já passaram, desde a sua criação? 

evolucao rede telefonica

1G - Primeira geração, era a fase analógica dos aparelhos, estando em alta no mercado, por volta da década de 1980.

2G - O ínicio da era digital, chegou na segunda geração. Ela foi desenvolvida no final dos anos 80 e início dos anos 90. Era utilizado os sistemas CDMA e TDMA. Essa geração também ficou marcada por ser a geração dos chips, nominado como GSM.

2,5G - Uma versão um pouco melhorada do 2G, oferecendo melhor transmissão de dados. 

3G - A terceira geração dos celulares, chega no final dos anos 90 e é ela em que dá o primeiro pontapé, para o acesso a internet.

3,5G - É a evolução do 3G, com um pouco mais de velocidade na conexão a internet.

4G - A quarta geração da telefonia móvel, funciona com tecnologia LTE. A transmissão de dados ganha força e se torna mais comum que a transmissão de voz.

5G - E chegamos a quinta geração de sistema sem fio, a nova geração de internet móvel. Muita coisa precisou acontecer, para chegar até aqui e o que parecia impossível, está acontecendo. 

6G - Estudos de desenvolvimento, já estão sendo feitos, para a próxima geração da comunicação. Acreditasse que a inteligência artificial, terá um papel fundamental para este desenvolvimento.

7. Chegada do SMS

primeiro sms

Muitos viveram a geração do SMS, pois não era mais necessário, efetuar uma ligação, para conseguir se comunicar com alguém. As mensagens de texto, surgiram, um pouco depois que o celular foi lançado no Brasil. Pois o envio do primeiro SMS, aconteceu em 1993, por uma operadora da Finlândia. 

Aqui no Brasil demorou um pouco até que chegou tamanha tecnologia, pois era nesta época, que as operadoras, estavam iniciando a instalação de telefones fixos, nas residências. Quando o SMS surgiu, apenas celulares compatíveis, com a tecnologia, poderiam enviar e receber as mensagens, além do mais, você poderia escrever, apenas frases curtas e sem acentos ou qualquer caractere especial. Sendo assim, os primeiros celulares, compatíveis com mensagens de texto, possuíam teclados alfanuméricos, onde além de números, eles também compreendiam as letras. 

8. Campainha

primeiro toque celular

Hoje você pode colocar a música que desejar, como toque de celular, escolher uma para cada contato, uma música para despertar e outra para recebimento de mensagens, ou apenas colocar tudo para vibrar. Mas no início não era assim não, se você recebesse uma ligação, certamente, todos a sua volta, iriam ouvir seu aparelho tocando e além de não emitirem um som baixo, suas campainhas, eram um tanto quanto irritantes. 

Os aparelhos foram evoluindo e com isso o toque de chamada também. As empresas começaram a investir em ringtones, fazendo campanhas, de que se você comprar tal aparelho, poderá contar com “N” toques. Foi aí que surgiu os ringtones monofônicos e os polifônicos, os toques personalizados surgiram com o tempo. Teve um certo período, que muitas pessoas e quando digo muitas, é porque foi uma febre geralzona mesmo, onde as pessoas gastavam dinheiro, para ter em seus celulares, como toque, o hino de seu time de futebol ou até mesmo aquela música de sucesso que todos gostavam. Hoje, basta que você baixe suas músicas preferidas e pode usá-las como toque em seu smartphone.

9. Cor e Imagem

celulares coloridos

Hoje pode até parecer bizarro e impossível de se acreditar, mas sim. No início dos celulares, nem cores eles suportavam, muito menos imagens. 

É isso mesmo meus queridos, os celulares possuíam malemá, um pequeno espaço, onde aparecia os números que você estava discando, como se fosse o display de uma calculadora simples. Pois para a principal função, na qual o celular era destinado, não teria necessidade de nada além disso. 

Com a chegada das mensagens, as coisas começaram a mudar e com isto começou a busca por colocar cores nos aparelhos, os deixando mais “bonitinhos” e interativos. 

Surgiram os aparelhos monocromáticos, mas eles não possuíam a capacidade de transmitir o que os nossos olhos conseguem distinguir. Então, se iniciou a introdução de visores com escalas de cinza, assim, ficava mais fácil distinguir imagens, mas tudo era muito fora da realidade, meio distorcido e com os quadrados dos pixels, bem nítidos. 

Logo começou a surgir alguns celulares com quatro mil cores, foi tipo “Uau!”. Sério, era quase que inacreditável, pois parecia impossível, como se fosse algo de outro mundo, um celular com tamanha qualidade tecnologia, pois se tratava de um aparelho tão pequeno. Mas a tecnologia não parou e só melhorou. Não demorou muito para que surgissem os dispositivos, com display de 64 mil cores e depois disso ainda apareceram os de 256 mil cores, agora a qualidade estava completa e o mais próximo da realidade. 

Errouuuuu!!!!

Não parou por aí, pois hoje, na nossa atual realidade (se você é do futuro e está lendo isso, estamos em 2020; OK?), os celulares da atualidade, possuem 16 milhões de cores e digamos assim, que é fundamental, que os aparelhos de alta resolução, possuam este recurso. 

Qualidade Display 2020

Bom como lá atrás começou a surgir as cores e agora era possível visualizar imagens coloridas, também surgiu o recurso de mensagem multimídia, onde você poderia enviar aos seus contatos uma imagem, foram as famosas MMS. Dê início, era apenas isso, as mensagens multimídia, serviam, para que você pudesse, enviar aos seus contatos uma imagem, sendo que logo em seguida a evolução, permitiu que fosse ainda possível, enviar até mesmo vídeos. Seria basicamente, como enviar um e-mail aos seus contatos, mas por mensagem. Mal sabiam eles, que com a chegada da internet, e o surgimento das mídias sociais, teríamos algo tão simples, como o whatsapp. 

10. Câmera no Celular

primeiro celular com camera

A vai me dizer, que você pensou, que os celulares sempre possuíram câmeras? Não mesmo! Tudo bem, que hoje em dia, possuímos quase que a qualidade de uma câmera profissional, na palma das mãos, mas no ínicio, quando tudo era mato (rsrs), se nem mensagem enviava, muito menos batia foto né. 

Pois quando surgiu o primeiro celular, com câmera fotográfica embutida, isso foi uma descoberta revolucionária e que, deixou muitos de queixo caído. Sabemos que até hoje, as marcas, sempre buscam por melhoramento fotográfico em seus smartphones, mas a qualidade que encontramos, é incrível. 

O primeiro celular com câmera, surgiu no Japão, em 1999. Lembrando, que antes, os celulares possuíam câmeras VGA e não eram com mega pixels, como conhecemos atualmente. 

11. Primeiro Smartphone e Sistema Operacional

Hoje, conhecemos smartphones completos, cheios de funcionalidade, com uma imensidão de aplicativos a nossa disposição e funções que antigamente, nem se imaginava em um telefone móvel. 

Mas o primeiro smartphone não possuía essa grandiosidade toda e nem era chamado de smartphone. O primeiro aparelho, que juntou a função telefônica, com a computação, foi criado por Nikola Tesla, no ano de 1909. Mas o primeiro protótipo do aparelho, surgiu apenas em 1971 e foi criado por Theodore G. Paraskevakos, mas ele só´foi patenteado em 1974. O aparelho não era nem de longe o que conhecemos hoje. Pois era apenas, um aparelho acoplado a um telefone, que continha recursos com processamento de dados e uma tela. 

Anos mais tarde, já em 1993, foi criado um aparelho que continha tela de toque e conseguia acessar e-mails, ele foi chamado de IBM Simon.

Primeiro Smartphone 

Logo após, em 1996 a empresa Nokia, então lançou o aparelho, Nokia 9000, que parecia um mini computadorzinho que fazia chamadas.

Nokia 9000

O termo smartphone, foi usado pela primeira vez, no ano de 1997 e quem fez o seu uso, foi a empresa Ericsson. Mas começou a ganhar maior popularidade o seu uso, no finalzinho dos anos 90.

Em 2002, a empresa BlackBerry, chegou com o seu lançamento, do primeiro smartphone BlackBerry, denominado como 5810. Por muito tempo a empresa BlackBerry, junto a Nokia, dominaram o mercado dos smartphones e em 2007 a Apple entrou para a competição do mercado. 

BlackBerry 5810

Em 2003, surgiu o primeiro sistema operacional, com seu foco direcionado para smartphones, quem fez esta primeira criação, foi a Microsoft e ela foi denominada como Windows Mobile. Em 2010, ele recebeu um melhoramento e passou a ser chamado de Windows Phone, já em 2015, surgiu seu sucessor o então Windows 10 Mobile.

Windows Mobile

sistema operacional Android, surgiu em 2008 e quem o criou foi a Google, o sistema surgiu como gratuito e ao passar dos anos ele foi ganhando melhoramento, sendo o mais utilizado até hoje.

Com a evolução do smartphone, chegou vários outros recursos, como a conexão wi-fi, o bluetooth (anteriormente, alguns possuíam transmissão por infravermelho), a reprodução de músicas, o suporte de rede, memória interna e memória RAM, os processadores, sensores e muito mais. Coisas que dariam mais uma matéria.

12. Alguns Aparelhos que Entraram para a História

Aqui separamos alguns aparelhos que vão dar a você, aquela sensação de nostalgia! Aparelhos que fizeram parte da vida de muita gente e alguns que foram a sensação da molecada nos anos 2000. Afinal de contas, faz 20 anos que esses bonitinhos, começaram a entrar para a graça da população. 

Motorola StarTAC

Motorola StarTAC

Nokia 6110

nokia 6110

Siemens A40

siemens a40

Siemens A50

siemens a50

Nokia 2280

nokia 2280

Sony Ericsson K750

sony ericsson k750

Motorola RAZR V3 

motorola v3

Ah esse a galera dava um rim por um. Pois era a modinha, quem tivesse um, era super descolado.

LG Chocolate

lg chocolate

Sua tela deslizava, era pequenininho e discreto, muitos trabalharam para conseguir comprar um. 

Sony Ericsson W200

sony ericsson w200

Nokia 1100

nokia 1100

Nokia 5000

nokia 5000

Sony Ericsson W380

sony ericsson w380

LG GT360

lg gt360

BlackBerry Curve 8520

blackberry curve 8520

Esse chegou em 2009 e fez muito sucesso entre empresários e profissionais de sucesso. Pois ele trazia um design com a nova sensação da época, onde o teclado QWERTY, estava super em alta.

Nokia X2-01

nokia x2 01

Nokia C3

nokia c3

Você sabe qual foi o primeiro smartphone vendido aqui na Cissa Magazine? Pois o primeiro foi o Motorola Dext MB200. Foi ele que deu o pontapé inicial, para nossas vendas e talvez está história acabe rendendo outra matéria não é mesmo?

motorola dext mb200

Você se lembra qual foi o seu primeiro celular?
Gostou de aprender um pouco, sobre a história do telefone e onde tudo começou?
Quer saber mais sobre a história da Cissa Magazine?
Deixe seu comentário, ficaremos felizes em responde-los!

Comentários

Cissa Magazine e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.